FecharX

Na onda do sertanejo universitário

Entenda de onde vem este ritmo tão querido pelos belo-horizontinos



Créditos da imagem: Divulgação
Main gustavo lima 20140918220319
Cantor é um dos mais importantes músicos do sertanejo pop
Redação Sou BH
20/01/15 às 19:22
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

Por Camila de Ávila jornalista Sou BH

No dia 27 de setembro acontece o Tim Music Festeja BH, festa que contempla a música regional. De uns tempos para cá apareceu no mundo da música sertaneja um subgênero que, por conta da idade de seus cantores, é denominado de Universitário. Luan Santana, Gusttavo Lima, Michel Teló, Thaeme e Thiago, João Lucas e Marcelo, Lucas Lucco, Maria Cecília e Rodolfo, e muitos outros são os astros desta nova música. Mas a pergunta é: o que é o Sertanejo Universitário?

O sertanejo universitário pode ser chamado de sertanejo pop. Muitos dizem que “universitário” é um apelido desta vertente do gênero. O ritmo é a mistura da música pop com o arrocha (gênero nascido na Bahia) e elementos do funk carioca. Outra característica marcante no sertanejo pop é a presença de letras que imitam o som das notas musicais de forma repetitiva. Como exemplo podemos falar do “tchu, tcha”, de João Lucas e Marcelo, “tche tcherere tche tche”, de Gusttavo Lima.

Diferentemente da música sertaneja, o segmento pop não fala das coisas da terra, ou de amores românticos. Os temas das canções são festas, baladas e pegação. Não há um aprofundamento dos temas e as músicas são fáceis de cantar, com refrãos repetidos em vários momentos. Pode-se dizer que as músicas deste estilo são as denominadas “músicas chiclete”, elas grudam na cabeça de todos, até daqueles que não gostam do gênero. Quem nunca ficou com o refrão “Nossa, nossa, assim você me mata”, na cabeça?

Coreografias também fazem parte do ritual do sertanejo pop. Geralmente tentam imitar uma coreografia a dois: a pessoa “se abraça” como se estive dançando com outra. Alguns passos derivam das coreografias do arrocha, com leves movimentos nos quadris.

Visual

Outro aspecto importante a ser ressaltado na vertente pop do sertanejo é o visual dos artistas.  Ao contrário dos cantores sertanejos, eles usam roupas mais modernas, cortes de cabelos ousados e um visual que deixa à mostra seus corpos sarados.

Muitos destes artistas ditam moda, criando penteados e estilos de roupa. É comum muitos destes artistas criarem marcas, ou se tornarem garotos propagandas de grifes que usam o segmento para vender seus produtos.

O sertanejo pop é um tipo de música que não possui uma grande variação musical, no que se refere a questões de harmonia musical. O objetivo desta música é ser fácil de tocar e de cantar. É uma canção leve, feita exclusivamente para a diversão.