‘No Reino de Calamaço’, peça baseada em literatura de cordel, entra em cartaz

Espetáculo é uma realização do Às Avessas, grupo formado por atrizes da graduação em Teatro da UFMG

Créditos da imagem: Jebs Lima
Peça ‘No Reino de Calamaço’ une literatura de cordel e mascaramento.
Redação Sou BH
03/10 às 12:48
Atualizado em 03/10 às 12:48

Inspirado na literatura de cordel do autor Fernando Limoeiro, o espetáculo ‘No Reino de Calamaço’, uma realização do grupo Às Avessas, entra em cartaz em BH. As apresentações acontecem sexta-feira e sábado (4 e 5 de outubro), às 19h30, no Teatro da Biblioteca Pública Estadual (Praça da Liberdade, 21 - Savassi). Ingressos podem ser adquiridos por R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) pela Sympla.

Continua depois da publicidade

Veja mais: Espetáculo de dança ‘Passos e Cantos do Brasil’ desembarca em BH

A peça se passa em um reino governado por um rei tirano, onde é imposta a Lei do Engole-Choro. Nesse contexto, o povo temeroso e submisso reprime seus sentimentos, até que um inesperado amor faz brilhar uma chama de esperança em meio ao deserto emocional. 

Com uma montagem que une teatro, música, literatura e mascaramento, o espetáculo busca explorar a riqueza cultural popular, assim como promover uma reflexão sobre os impactos de um sistema opressor. 

Da UFMG aos palcos

‘No Reino de Calamaço’ é apresentado por alunos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Formado por cinco atrizes da graduação em Teatro da UFMG, o coletivo Às Avessas também contou com diversos artistas das graduações em Teatro, Música e Design de Moda para a realização do espetáculo.

A montagem estreou em agosto deste ano, como resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Ana Laura Lopes para obtenção do Bacharelado em Teatro. A adaptação e direção é de Letícia Araújo.

Leia mais: Gratuito: Santa Tereza recebe Festival de Choro com três dias de shows