FecharX

Noturno nos Museus reúne mais de 30 espaços culturais abertos de 18h às 23h

Edição dedicada a Portinari tem rotas de transporte gratuito e programação intensificada



Créditos da imagem: Ricardo Laf/Divulgação
Main noturno museus bh programacao rotas transporte
Além da visitação em horário alternativo, museus oferecem shows, apresentações culturais e outras atividades ao público
Redação Sou BH
11/07/23 às 14:23
Atualizado em 11/07/23 às 14:23

Referência no calendário cultural de BH, o Noturno nos Museus ganha mais uma edição nesta sexta-feira (14/7) com equipamentos culturais abertos das 18h às 23h em diversos pontos da cidade. Neste ano, um tributo ao pintor Candido Portinari (1903-1962) marca a comemoração de 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, que inclui obras do homenageado. Ao todo, mais de 30 museus públicos e particulares, Centros de Referência e Centros de Memória ficarão abertos no horário alternativo para receber programação totalmente gratuita, que prevê 70 ações entre exposições, sessões de filmes, apresentações de música, dança, teatro e outras expressões artísticas. 

Na mesma faixa de horário, de 18h às 23h, 21 vans e 1 micro-ônibus circularão gratuitamente em percursos que conectam os locais participantes, oferecendo a oportunidade de esticar as visitas para bem mais de um espaço ou região da cidade. Os pontos de partida principais são o Museu da Moda, no encontro da Rua da Bahia com Avenida Augusto de Lima, e a Casa do Baile na Pampulha – o público pode embarcar e desembarcar em qualquer um dos pontos nos diferentes trajetos. 

Também integram as rotas de transporte gratuito alguns centros culturais de bairros, de onde partirão vans com destino aos museus participantes do Noturno. Cada van sai de um centro cultural e passa por pelo menos três museus, com as partidas acontecendo nos centros de Venda Nova, Jardim Guanabara, Lindeia Regina, Zilah Spósito, São Geraldo e Salgado Filho. Consulte as rotas completas pelo site da PBH.

"Ao estender os horários de funcionamento, os museus podem atrair um público mais amplo e oferecer oportunidades para que diferentes grupos desfrutem da riqueza cultural e educacional que esses espaços oferecem. Com o Circuito Portinari, trouxemos também grandes parceiros para esse evento, como o CCBB e a Casa Fiat de Cultura, que contribuem com programação mais do que especial sobre a obra do mestre Portinari e ainda a arte urbana", afirma a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras.

Portinari em duas rotas

O Circuito Portinari é dividido em dois eixos de visitação, Centro e Pampulha, pensados a partir da distribuição de obras do artista plástico pela capital. O eixo Centro engloba a área da Praça da Liberdade e inclui a mostra 'Portinari Raros', em cartaz no CCBB, com cerca de 200 telas, desenhos e esboços pouco conhecidos ou menos divulgados do pintor paulista. Também integram o roteiro dois painéis assinados por Portinari para projetos arquitetônicos da Região Centro-Sul. 

A Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 - Funcionários) abriga em seu hall principal o painel 'Civilização Mineira' (1959), tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com 8,14 metros, é a maior peça de Portinari no estado e representa a mudança da capital de Ouro Preto para Belo Horizonte. Já a sede do Pampulha Iate Clube (Rua Cláudio Manoel, 1185 - Funcionários) exibe 'Frevo' (1959) – um painel de 2,90 x 3,91 metros inspirado pelo carnaval do Recife.

No eixo Pampulha estão as obras de Portinari que são parte do Conjunto Moderno da Pampulha como o painel 'Peixes' (1961), instalado no gramado do PIC-Pampulha (R. Ilha Grande, 555 - Pampulha), composto por 817 azulejos dispostos em composição de 2,9 x 6,5 metros. O grande destaque, é claro, fica por conta da Igreja da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima - São Luiz) com os murais de Portinari que contam, em pinturas e azulejos, passagens importantes da vida de São Francisco de Assis. As criações do artista para o santuário incluem intervenções em uma das fachadas e outras obras que decoram púlpito, batistério e confessionário, além da Via Sacra retratada em 14 telas ao redor da nave.

Outros destaques 

Além das obras de Portinari, o Noturno nos Museus traz atrações especiais em vários espaços públicos da capital mineira, como a exposição 'Cinejornais em Belo Horizonte' no Museu da Imagem e do Som (Av. Álvares Cabral, 560 - Lourdes), que revela muito da vida cotidiana na capital mineira das décadas de 1950 a 1980 a partir da exibição dos compilados de notícias locais que antecediam as sessões de cinema da época. Performances também integram a programação com atividades como 'Risco Coletivo', um workshop seguido de meditação guiada e manifestação coletiva no Museu da Moda (Rua Da Bahia, 1149 - Centro).

A programação musical inclui o NuJazz no Parque, show de jazz instrumental, bossa nova e samba jazz a partir das 18h no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Min. Hermenegildo de Barros, 904 - Itapoã), que também recebe show do cantor e compositor mineiro Ben-Hur de Oliveira às 19h40 e apresentação da Orquestra Mineira de Câmara às 20h40. 

Na Casa do Baile (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha), a atração principal é a Ultra Jazz Big Band, que fará show às 21h dedicado à era clássica das big bands com arranjos contemporâneos e influência da música brasileira. O espetáculo resgata a função original do prédio, que foi construído como espaço de celebração e musicalidade. Mais cedo no mesmo espaço, às 19h, o músico Renatho Renas apresenta repertório protagonizado pela ocarina. Confira a programação completa de cada museu e centro cultural no site oficial do Noturno nos Museus.

Noturno nos Museus
Programação cultural variada em 30 museus, centros de referência e centros de memória espalhados por BH
Sexta-feira (14/7) de 18h às 23h
Transporte gratuito com pontos iniciais no Museu da Moda (Rua Da Bahia, 1149 - Centro) e na  Casa do Baile (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha), sujeito à lotação
Entrada gratuita nos museus; apenas alguns espetáculos e atividades cobram entrada
Confira programação completa e museus participantes no site oficial do projeto