FecharX

“O Pior de Mim”: Maitê Proença traz peça de sua autoria para Belo Horizonte

Com direção de Rodrigo Portella, a atriz faz uma reflexão sobre sua história de vida, os bloqueios desenvolvidos e o que é preciso para se libertar



Créditos da imagem: Guga Melgar
Main opiordemim
Conteúdo Patrocinado
29/08/22 às 18:03
Atualizado em 29/08/22 às 18:08

“Lá na intimidade encoberta, eu e você somos irmãos.” A partir desse mote, a atriz e escritora Maitê Proença estreou em 2020 um experimento digital que se tornou a peça “O Pior de Mim”, com texto de sua autoria e direção de Rodrigo Portella. A apresentação acontece na capital mineira no dia 3 de setembro, às 20h, no Centro Cultural Unimed-BH Minas. Os ingressos podem ser adquiridos no site Eventim.


Em cena, Maitê revisita momentos marcantes de sua vida. Numa interlocução direta com a plateia, a atriz reflete sobre como sua conturbada história familiar repercutiu na vida profissional, os eventuais bloqueios desenvolvidos e tudo que precisou fazer para se libertar. Ela fala ainda da mulher de 60 anos no Brasil, de machismo, misoginia e dos preconceitos enfrentados. 

 

A peça parte de histórias pessoais para falar de todas as histórias, na medida em que todos desenvolvemos, em maior ou menor grau, bloqueios variados para nos proteger de dores do passado. “Levantando muros (sem ver) aonde gostaríamos de ter construído pontes”, explica Maitê. 

 

“Meus dramas familiares não têm nenhuma importância. A peça é sobre todos nós e o que fazemos com o enredo que nos foi dado. Refiro-me à minha própria história porque é a única que tenho, e ela me dá autoridade para tratar dos assuntos que abordo na peça”, completa a atriz.

 

“O Pior de Mim”, cuja versão digital foi destacada por diversos veículos entre as melhores de 2020, foi indicada ao Prêmio Arcanjo de Cultura. Mais recentemente, a peça também foi indicada ao Prêmio Cesgranrio de Teatro na categoria Melhor Texto.

 

Os registros de Maitê Proença também foram base para a preparação de um livro, homônimo à peça. A obra levou a atriz de volta aos seus arquivos, recuperando outros trechos e descortinando novas reflexões e confidências. Fruto do espanto diante do mundo, “O Pior de Mim” parte da crença de que, como afirma a autora, “nossas histórias pessoais são distintas, mas a forma que reagimos quando fragilizados é muito semelhante”. A capa é do multiartista e estilista Ronaldo Fraga.

 

Serviço

“O Pior de Mim”

Local: Centro Cultural Unimed-BH Minas - Teatro Minas Tênis Clube (Rua da Bahia, 2244 - Lourdes)

Data: 3 de setembro de 2022

Horário: 20h

Ingressos: Eventim