FecharX

O Protetor

O novo filme de Denzel Washington passou pelo crivo do nosso blogueiro



Créditos da imagem: Divulgação
Main 155550 o protetor 4
Denzel Washington é Robert McCall nos cinemas
Redação Sou BH
21/10/14 às 16:55
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Carlos Henrique Campos, do Blog A última sessão

Alguns atores criam uma empatia com o público justamente pela facilidade com que as pessoas comuns se veem refletidas naquele profissional. É o caso de Tom Hanks, de James Stewart, de Meryl Streep e do nosso Selton Mello. Se essas pessoas não fossem atores famosos, provavelmente não se destacariam em uma multidão por suas características físicas marcantes: eles são gente como a gente. Denzel Washington faz parte desta turma – mas com uma diferença: Denzel é o foda.

Não há outra maneira de definir o ator de 60 anos e os personagens que o tornaram conhecido mundo afora. Ele é capaz de encarnar a figura do homem comum enfrentando adversidades acima do normal: pode ser no papel de um advogado homofóbico que defende um advogado gay, vítima da AIDS, contra uma grande corporação (seu papel em “Filadelfia”) ou como um escravo fugitivo que ingressa no primeiro regimento negro do exercito americano (“Tempo de Glória”). Denzel é o “homem do povo” mesmo quando encarna figuras históricas como o defensor dos direitos dos afro-americanos Malcon X ou o pugilista Rubin “Hurricane” Carter. 



Em “O Protetor”, Denzel é Robert McCall, um homem comum que encara, sem pestanejar, a Máfia Russa. Ok, não é todo dia que gente como a gente investe contra uma das organizações criminosas mais violentas do planeta, mas Denzel nos faz crer que qualquer um de nós compraria essa briga. McCall é indivíduo solitário e metódico que trabalha em uma grande loja de material de construção. Suas horas vagas são dedicadas a ler livros clássicos e ajudar pessoas com problemas. E é justamente por tomar as dores de uma jovem prostituta explorada pelos russos que ele literalmente risca do mapa alguns integrantes da gangue e desencadeia uma verdadeira guerra. Aos poucos vamos descobrindo que o pacato cidadão tem um misterioso passado.



Robert McCall é o personagem de uma série de TV dos anos 80 chamada “The Equalizer” e tem tudo para ser o capítulo inicial de uma franquia duradoura – uma novidade na carreira de Denzel Washington. Se você não é muito fã de violência, melhor não arriscar – o duelo final será na tal loja onde McCall trabalha e envolve uma furadeira, uma pistola de pregos e apetrechos do gênero. Mas se você gosta de ver Denzel Washington atuar, pode apostar: aqui ele está mais uma vez em momento inspirado. O cara é foda.