Professor Eduardo de Assis Duarte aborda os livros da autora em palestra virtual
Conceição Evaristo figura como uma das mais criativas escritoras brasileiras deste século. Sua obra será abordada na palestra da Academia Mineira de Letras “Conceição Evaristo: memória, ficção, poesia” pelo professor Eduardo de Assis Duarte. O conteúdo estará disponível no YouTube da AML, na quinta-feira (1º), a partir das 11h. A palestra consistirá na apresentação da obra de Conceição Evaristo e de seu projeto estético afro-brasileiro, com destaque para o processo da “escrevivência” presente em seus poemas, contos, romances e novelas.
Conceição Evaristo
Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946. De origem humilde, migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970. Graduada em Letras pela UFRJ, trabalhou como professora da rede pública de ensino da capital fluminense. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (1996), e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos (2011), na qual estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira em confronto com a do angolano Agostinho Neto.
Participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país, estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. Escritora versátil, cultiva a poesia, a ficção e o ensaio. Desde então, seus textos vêm angariando cada vez mais leitores. A escritora participa de publicações na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Seus contos vêm sendo estudados em universidades brasileiras e do exterior, tendo, inclusive, sido objeto da tese de doutorado de Maria Aparecida Andrade Salgueiro, publicada em livro em 2004, que faz um estudo comparativo da autora com a americana Alice Walker.
Eduardo de Assis Duarte é professor do Programa de Pós-graduação em Letras – Estudos Literários e Coordenador do Portal literafro, da UFMG. Principais publicações: Machado de Assis afrodescendente (3ª ed., 2020); Literatura e Afrodescendência no Brasil – antologia crítica (4 vol., 2014); Literatura afro-brasileira – 100 autores do século XVIII ao XXI (2ª ed., 2019); Literatura afro-brasileira – abordagens na sala de aula (2ª ed, 2019); Literatura, política, identidades (2005); Jorge Amado, romance em tempo de utopia (2ª ed., 1996).
Serviço
Palestra online “Conceição Evaristo: memória, ficção, poesia” – com Eduardo de Assis Duarte
Data: a partir de 1º de abril, às 11h
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras