FecharX

Obra de Mozart é interpretada em novo vídeo do projeto #palácioemsuacompanhia

Famosa ária da ópera A Flauta Mágica, “A Rainha da Noite”, foi gravada no Palácio das Artes sem a presença do público e com equipe reduzida



Créditos da imagem: Furtseff/shutterstock
Main destaque furtseff
Redação
23/05/20 às 20:00
Atualizado em 23/05/20 às 20:00

Mesmo com o fechamento dos teatros, devido às medidas de isolamento social, a FCS mantém vivo o marco da instituição: a produção de óperas. E amanhã (24), às 10h, lança pelas redes sociais Facebook e Instagram um vídeo com produção pioneira no país para a interpretação operística feita durante a quarentena, por meio do projeto #palacioemsuacompanhia. Trata-se de uma gravação marcante da composição mais famosa de Wolfgang Amadeus Mozart, a ária A Rainha da Noite (Der Hölle Rache), da ópera A Flauta Mágica (Die Zauberflöte), composta em 1791. A ária é interpretada pela soprano Daiana Melo, integrante do Coral Lírico de Minas Gerais e detentora de timbre vocal privilegiado, em parceria com músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

 

O vídeo foi gravado no palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com equipe reduzida e cuidados reforçados para higienização e segurança dos funcionários. No palco, apenas a solista e dois integrantes da equipe de filmagem. Os músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais gravaram separadamente, cada um em sua residência. Os responsáveis pela produção e edição do vídeo também fazem parte da OSMG: Alysson Rodrigues (viola) e Sérgio Rabello (violoncelo).

 

A Flauta Mágica (Die Zauberflöte)

Ópera em dois atos do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, com libreto alemão de Emanuel Schikaneder. Estreou em Viena, no dia 30 de setembro de 1791. A ópera trata da filosofia do Iluminismo e dos conceitos tratados pela Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade). A Flauta Mágica possui algumas das árias mais conhecidas de todo repertório erudito, como o dueto de Papageno e Papagena, e as duas árias da Rainha da Noite.