Poema sinfônico encomendado por JK ganha nova versão com músicos da Filarmônica e direção de Paulo Rogério Lage
A capital mineira recebe, no dia 19 de junho, no Centro Cultural Unimed-BH Minas, uma nova montagem da obra “Brasília: Sinfonia da Alvorada”, poema sinfônico composto por Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes em 1959. A apresentação tem narração do ator Jonas Bloch e músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Ingressos no Sympla.
A obra foi escrita a pedido do então presidente Juscelino Kubitschek, como parte das comemorações de inauguração da nova capital federal. O espetáculo de luz e som previsto para abril de 1960 não chegou a ocorrer. A estreia pública da peça aconteceu apenas em 1986, seis anos após a morte de Vinicius, na Praça dos Três Poderes.
Leia também
Com direção de Paulo Rogério Lage, a versão que será apresentada em BH tem formação de hepteto e voz. No palco, além de Bloch, estarão Aymi Shigeta (piano), Jovana Trifunovic (violino), Katarzyina Druzd (viola), Lucas Barros (violoncelo), Renata Xavier (flauta), Wagner Mayer (trombone) e Fábio Ogata (trompa). A regência é de Robson Fonseca, com arranjos de Waltson Tanaka.
Tom e Vinicius trabalharam na obra hospedados no Catetinho, então residência oficial da presidência, em Brasília. Um piano foi instalado no local para a composição da peça. No mesmo ambiente, Juscelino havia assinado os primeiros atos do novo governo na capital construída no Planalto Central.
A montagem que chega a BH teve sua primeira apresentação em 2023, em Ouro Preto, como parte do Festival Arte & Movimento, em comemoração aos 122 anos de nascimento de Juscelino e aos 48 de sua morte.
Data: 19 de junho, às 21h
Local: Centro Cultural Unimed-BH Minas – Rua da Bahia, 2.244, Lourdes – 5º andar
Ingressos à venda pelo Sympla: R$100 (inteira) / R$50 (meia)