Cultura

Orquestra Ouro Preto cria versão infantojuvenil para ‘A Metamorfose’, de Kafka

Espetáculo com música original terá única apresentação no Sesc Palladium e exibição online


Créditos da imagem: Íris Zanetti/Divulgação
Montagem inédita une corpo de músicos a coro de crianças e adolescentes, em uma cantata cênica

Redação Sou BH

|
29/11/24 às 18:04
compartilhe

A Orquestra Ouro Preto (OOP) estreia uma adaptação inédita e infantojuvenil do clássico ‘A Metamorfose’, de Franz Kafka, neste sábado (30 de novembro), às 20h, no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro). Com música original de John Ulhoa e Richard Neves, integrantes da banda Pato Fu, o espetáculo propõe um novo olhar sobre a obra, combinando teatro e música em uma cantata cênica. A apresentação também será transmitida ao vivo pelo canal oficial da orquestra no YouTube.

Música e literatura para jovens

Sob a regência de Rodrigo Toffolo, a adaptação aborda temas universais do clássico literário ‘A Metamorfose’, com linguagem voltada ao público jovem. Segundo o maestro, o coro infantil e adolescente — composto por 42 participantes de polos do projeto Vale Música espalhados pelo Brasil — desempenha papel central no desenvolvimento do espetáculo.

“O coro é uma espécie de personagem também, que se reveza ora em Gregor ora em espectador nessa adaptação. E esse coro faz a transformação, percebe e reage às mudanças, vê o que acontece dentro e fora do quarto. O público vai se surpreender”, explica Toffolo.

Um clássico repaginado

Desde sua publicação em 1915, ‘A Metamorfose’ tem cativado leitores por suas reflexões sobre identidade e transformação. Na adaptação da OOP, as questões familiares e a relação com as mudanças internas e externas são destacadas.

“No processo de adaptação, era importante conseguir uma linguagem que pudesse trazer para o universo quem vai estar assistindo, participando e cantando um pouco deste universo. Muitas dessas crianças e jovens adolescentes que irão nos assistir começam a passar por uma série de transformações nessa fase, com a mudança de idade, e isso muda a forma de relacionar com o mundo também”, conta o maestro.

Música original e abordagem inovadora

John Ulhoa e Richard Neves, responsáveis pela trilha sonora, buscaram inspiração no humor e no estilo experimental de Kafka para criar uma experiência musical única. “É uma obra que já faz parte da cultura pop, onde nossa música se insere. Tentamos trazer elementos de cinema, de teatro, mas não chegar exatamente a um musical. São canções de diversos estilos, mas que não exatamente dão as falas dos personagens, e sim passeiam pelo tema de cada cena”, diz Ulhoa.

Neves acrescenta que o respeito pelo repertório cultural do público jovem também pautou a elaboração do musical. “O desafio foi entender onde poderíamos ser mais ácidos, sem assustar as crianças, sem banalizar a sabedoria infantil, mas também sensibilizando e captando os adultos. Acredito que chegamos num lugar interessante e inusitado”, explica.

Ingressos para ‘A Metamorfose’ da Orquestra Ouro Preto

As entradas para sessão única do espetáculo estão à venda pela internet, por R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50. Haverá uma cota de 30 ingressos gratuitos de caráter social que podem ser retirados na bilheteria do teatro mediante apresentação do cartão bolsa família ou Cad Único, limitado a dois ingressos por CPF. Classificação: livre.