Cultura

Orquestra Ouro Preto e Carlinhos Brown lançam volume 2 do álbum ‘Afrossinfonicidade’

Projeto une música sinfônica e percussão afro-brasileira em álbum gravado ao vivo em Salvador; novo volume chega às plataformas digitais no dia 26 de junho


Créditos da imagem: Alex de Jesus/Reprodução: O Tempo
Carlinhos Brown e Orquestra Ouro Preto durante apresentação em BH em 2025 Carlinhos Brown e Orquestra Ouro Preto durante apresentação em BH em 2025

Júlia Rhaine Diniz Silva

|
22/06/26 às 13:17
compartilhe

A Orquestra Ouro Preto e o cantor e compositor Carlinhos Brown lançam, no próximo dia 26 de junho, o segundo volume do álbum Afrossinfonicidade. O projeto, gravado ao vivo na Concha Acústica de Salvador, em outubro de 2025, propõe um encontro entre a tradição da música sinfônica e a força da percussão afro-brasileira.


Leia mais:


O primeiro volume já está disponível nas plataformas digitais e reúne canções autorais de Brown em novas interpretações orquestrais. O segundo traz sucessos compostos pelo artista em parceria com nomes como Marisa Monte, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Pedro Baby e Davi Moraes.

Segundo o maestro Rodrigo Toffolo, regente da Orquestra Ouro Preto, o projeto representa uma verdadeira fusão de linguagens musicais. A proposta combina os arranjos orquestrais com a sonoridade dos percussionistas formados por Brown no Candeal Pequeno de Brotas, em Salvador, berço da Timbalada.

O nome Afrossinfonicidade, criado por Carlinhos Brown, sintetiza o conceito do trabalho. Para os artistas, o álbum vai além de uma simples junção de estilos e busca valorizar as conexões históricas, culturais e musicais entre Minas Gerais e Bahia.

A gravação do espetáculo contou com casa cheia na capital baiana e, posteriormente, o concerto também foi apresentado em Belo Horizonte, onde reuniu milhares de pessoas na Praça da Liberdade. De acordo com Toffolo, a energia das apresentações ficou registrada no álbum, que preserva a atmosfera das performances ao vivo.

Além de celebrar os 30 anos do disco Alfagamabetizado, referência na carreira de Brown, o projeto abre caminho para futuras colaborações. A Orquestra Ouro Preto e Carlinhos Brown pretendem desenvolver uma ópera inédita, ampliando ainda mais o diálogo entre a música popular brasileira e a linguagem sinfônica.