FecharX

Orquestra Ouro Preto e Cristian Budu celebram jazz de Duke Ellington em BH

Músicos revisitam repertório de um dos maiores compositores norte-americanos em concerto a preços populares



Créditos da imagem: Íris Zanetti/Divulgação
Main orquestra ouro preto duke ellington concerto em bh jazz
Forjado no clássico e autor de joias da música popular, Ellington inspira a Orquestra Ouro Preto em concerto eclético com jazz sinfônica
Bossuet Alvim
18/11/22 às 08:19
Atualizado em 18/11/22 às 08:19

A Orquestra Ouro Preto mergulha na sofisticação da época de ouro do jazz em uma celebração às composições e à vida de Duke Ellington (1899-1974) em concerto neste domingo (20/11), no Sesc Palladium. Em apresentação única, os músicos mineiros visitam clássicos do compositor e multi-instrumentista, considerado um dos maiores responsáveis pela explosão em popularidade do ritmo entre os anos 1920 e 1950.

Filho de pais pianistas, Duke dedicou-se ao instrumento desde a infância, em um treinamento de fundação clássica. Ainda na juventude foi pioneiro na combinação de jazz e blues, e pela vida toda um artista de mente inquieta e dedicada à experimentação. Fundiu na base de suas composições os sons das grandes orquestras de swing e provou-se um maestro ímpar à frente do conjunto de saxofones, trompetes, trombones, baixo, bateria e piano. Com mais de 200 canções criadas, assina algumas das composições mais importantes na história do jazz, como 'Take the ‘A’ train' e 'Sophisticated Lady'.

Para o maestro Rodrigo Toffolo, fundador e regente da Orquestra Ouro Preto, o legado de Ellington tem a ver com excelência, por tratar-se de "um artista gigante, referência por sua criatividade ímpar". A reverência à obra do estadunidense, treinado no erudito e gigante na música popular, tem a cara da orquestra mineira, criada a partir da fusão de um quarteto de música clássica com um trio de artistas populares – Toffolo integrava ambos. 

As criações do homenageado carregam o tom eclético que a Orquestra Ouro Preto estuda em seus concertos. "A música de Duke tem todo um refinamento próprio. Quando fomos buscar essa base sólida encontramos o que há de mais clássico nesse gênero tão rico", observa o maestro Rodrigo. 

Para fazer jus ao piano de Ellington, os músicos recebem como convidado de honra Cristian Budu, paulista que é hoje um dos mais renomados pianistas em todo o mundo. Também se une à Orquestra Ouro Preto um sexteto de metais, conferindo a dimensão de jazz sinfônica que o concerto demanda. 

Serviço
Orquestra Ouro Preto – Duke Ellington, A Lenda do Jazz
Data: 20 de novembro, domingo, às 11h.
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, centro)
Ingressos pelo site Sympla.
Mais informações no site da orquestra.
Classificação: Livre para todas as idades