Cultura

Orquestra toca clássicos dos Beatles e explica bastidores dos concertos de câmara em BH

Hits do quarteto ganham variações com solos da Musicoop, sob regência de Felipe Magalhães


Créditos da imagem: Rafael Mota/Divulgação
Formada por 20 músicos mineiros, Orquestra Musicoop usa repertório dos britânicos para explicar ao público como se organiza um concerto de câmara

Bossuet Alvim

|
11/11/22 às 08:51
compartilhe

O repertório da banda de rock mais popular de todos os tempos é porta de entrada para o mundo da música de câmara em “Beatles para Orquestra”, que chega ao Cine Theatro Brasil Vallourec em 23 de novembro. O concerto, que já passou por outras cinco cidades mineiras, reúne 11 canções indispensáveis do quarteto de Liverpool em interpretações da Orquestra Musicoop, sob regência do maestro Felipe Magalhães.

A ideia do espetáculo é introduzir a sonoridade da música orquestrada através de clássicos do grupo britânico, aproveitando a familiaridade que faixas como “Yesterday” e “Eleanor Rigby” evocam em ouvintes de todas as gerações desde os anos 1960. “Nessa apresentação a gente parte dos Beatles para mostrar as diferentes sonoridades a que a orquestra pode chegar com a viola, o violoncelo, o violino e o contrabaixo como instrumentos solistas”, detalha o maestro Magalhães.

Com a intenção de aprofundar o interesse da plateia pelo som das orquestras, os artistas da Musicoop conversam com o público nos intervalos entre as canções, lançando um olhar didático aos bastidores e trazendo explicações sobre como se organiza um concerto de câmara. “Vamos abordar, entre outros temas, um pouco sobre a função do maestro, o que significam os seus gestos, quem é o Spalla e qual o seu papel”, completa Felipe.

Instrumentos brilham em solos e variações

Os diferentes elementos da orquestra também ganham destaque em algumas faixas, com arranjos que evidenciam cada instrumento como solista. “Temos ‘Yesterday’ que traz solo de violino em região mais aguda, em contraste com ‘If I fell’ em que o violino é colocado em região grave, algo menos comum”, explica o maestro. 

Com vinte músicos experientes sob a batuta de Felipe, as execuções chegam a variações inusitadas e saborosas para quem já é acostumado aos maiores hits dos Beatles. A celebrada “Here there and everywhere” destaca o contrabaixo em solo mais agudo, ao contrário do usual timbre grave, “para que o público consiga perceber sua sonoridade peculiar”, comenta o regente. Já na faixa “Michelle”, quem rouba as atenções é a viola de orquestra, de som mais velado e escuro que o violino.

Coleta de lixo eletrônico

Em parceria com a BH Recicla, a Orquestra Musicoop convida o público a participar da coleta de lixo eletrônico no local do concerto. Podem ser levados ao teatro dispositivos que já deixaram de funcionar e precisam receber um destino específico, como celulares, rádios, tablets, além de pilhas e baterias descarregadas. 

Confira as canções dos Beatles tocadas pela Orquestra Musicoop:
Yesterday
Martha my Dear
Eleanor Rigby
If I Fell
Michelle
Julia
Here There and Everywhere
Here Comes the Sun
When I’m Sixty Four
The Long and Winding Road
Lady Madonna

Serviço
“Beatles para Orquestra – concertos didáticos”
23 de novembro (quarta-feira), às 19h
Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec – Av. Amazonas, 315 – Centro
Entrada gratuita
Ingressos devem ser retirados 2 horas antes do início da sessão na bilheteria do teatro
Mais informações: @orquestramusicoop