FecharX

Ouça 'Drowned in the Sun', nova música do Nirvana criada com inteligência artificial

Lançamento da canção é no aniversário de 27 anos da morte de Kurt Cobain, lendário vocalista da banda Nirvana



Créditos da imagem: Frank Micelotta/Getty Images
Main celebridades musica kurt cobain nirvana 19931118 009 original1
Kurt Cobain durante gravação do MTV Unplugged com a banda Nirvana em 1993
Redação Sou BH
06/04/21 às 12:57
Atualizado em 06/04/21 às 12:57

Essa segunda-feira (5) marcou os 27 anos em que Kurt Cobain, lendário vocalista da banda Nirvana, cometeu suicídio. Em função da data, a Over The Bridge, organização de saúde mental, lançou a música inédita da banda "Drowned in the Sun", criada totalmente com o uso de inteligência artificial.

A produção faz parte de um projeto chamado ‘Lost Tapes of the 27 Club’, que utiliza computadores para para escrever canções nos estilos de músicos que pertencem ao “Clube dos 27”, uma lista de músicos talentosos que faleceram nessa mesma idade, como Jimi Hendrix, Jim Morrison e Amy Whinehouse.

“Para mostrar ao mundo o que foi perdido para esta crise de saúde mental, usamos a inteligência artificial para criar o álbum que o clube dos 27 nunca teve a chance de gravar. Através deste disco, estamos encorajando mais músicos a obter o apoio à saúde mental que eles precisam, para que possam continuar fazendo a música que todos amamos. Porque nem a inteligência artificial conseguirá substituir o que é real”, informa a página do projeto Over the Bridge.

No caso da canção "Drowned in the Sun", o software analisou 30 músicas do Nirvana e criou letra, acordes, harmonias, riffs de guitarra, solos e padrões de bateria. Apenas os vocais são humanos e foram gravados por Eric Hogan, que faz parte de uma banda tributo ao Nirvana.

No player abaixo você confere a “nova música” do Nirvana.