Palhaços do Hahaha comemoram 12 anos do instituto com série de ações até setembro

Programação inclui cortejo musical de palhaços, peça, livro e filme

Créditos da imagem: Carol Reis
Instituto Hahaha celebra 12 anos levando humor para locais de vulnerabilidade social, como hospitais e casas de longa permanência
Pedro Grossi
03/07 às 18:00
Atualizado em 04/07 às 20:30

O Instituto Hahaha, que promove a arte da palhaçaria em espaços de saúde e ambientes de vulnerabilidade social, decidiu celebrar seu aniversário de 12 anos com uma extensa programação de atividades que começa neste sábado (6 de julho), com um cortejo musical de palhaços, na sede do grupo (rua Estrela do Sul, 126 - Santa Tereza), às 19h, e termina com uma exposição fotográfica até o mês de setembro.

Continua depois da publicidade

Década dedicada ao riso 

A exposição A Arte do Encontro traz duas mostras inspiradas na trajetória do grupo: uma fotográfica, sob o olhar de Carol Reis (que acompanha o grupo desde a sua fundação, em 2012), e outra de artes plásticas, composta por 10 obras artísticas realizadas por artistas plásticos mineiros. 

Livro, peça e filme

Também está previsto para o dia 20 de julho o lançamento do livro 'Viva - Minha História Virou Arte'. Resultado de projeto homônimo, a obra propõe o registro do processo criativo da peça Viva!, escrita pelo palhaço Nereu da Silva (SP). Entre o documental e a fantasia circense, 'Viva!' aborda, em cena, os desafios do envelhecimento a partir de relatos reais de três palhaças e um palhaço do Instituto Hahaha sobre suas vivências junto a moradores e moradoras de instituições de Longa Permanência para Idosos de BH. 

No dia 18 de agosto, acontece no Cine Santa Tereza a estreia do documentário 'Rir é resistir', dirigido por Nathália Perdigão e Alex Queiroz, que traz a trajetória de atuação do Hahaha nos hospitais e ambientes de vulnerabilidade social. 

E tem mais…

Durante a programação de aniversário, pessoas de todas as idades têm a oportunidade de participar da Clínica Hahaha. Em encontros que duram cerca de três horas, os visitantes têm acesso a jogos cênicos, jogos de palhaçaria, brincadeiras, músicas, trabalho corporal, dança, meditação e conversas. 

Como participar

À exceção do documentário, todo o restante da programação acontece, gratuitamente, na sede do Instituto Hahaha, (Rua Estrela do Sul, 126 - Santa Tereza) e está disponível no site oficial do grupo.

Documentário 'Rir é Resistir!', a partir de 18 de agosto. O Cine Santa Tereza funciona de terça a sexta, das 10h às 19h; e sábados, domingos e feriados, das 16h às 21h. Mais informações: (31) 3277 4699