Prefeitura de BH reabre edital para captar patrocinadores do Carnaval 2026. Novo prazo vai até 19/12 e amplia vagas para atrair mais empresas
Belotur republica edital e busca novos patrocinadores para o Carnaval de BH 2026; prefeitura afirma que a festa está garantida mesmo sem apoio privado
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) voltou a buscar patrocinadores para o Carnaval de 2026. Nesta quinta-feira (4), a administração municipal republicou o edital de chamamento público após declarar o processo anterior deserto. A decisão ocorre menos de um mês depois de a Belotur não receber nenhuma proposta válida para as cotas de patrocínio do evento.
Leia também:
A nova versão do edital estende o prazo de captação até 19 de dezembro e amplia as possibilidades para empresas interessadas. Antes, apenas duas marcas poderiam ocupar a categoria “apoio”. Agora, o documento abre quatro vagas, numa tentativa de tornar a entrada de patrocinadores mais viável.
Em 12 de novembro, a Belotur declarou o edital nº 011/2025 deserto. O objetivo do processo era captar recursos da iniciativa pública ou privada para ações de estrutura, marketing e promoção do Carnaval de Belo Horizonte. A presidente da Comissão Permanente de Licitação, Isabel Antonia de Melo, assinou o parecer que confirmou a ausência de propostas.
A PBH havia prorrogado o prazo do edital por três vezes para tentar atrair empresas. Em outubro, apenas 2% do valor esperado havia sido arrecadado. Mesmo assim, nenhuma proposta chegou até o fim do período de inscrição. Até o momento, somente a CDL-BH fechou contrato com a prefeitura, no valor de R$ 500 mil.
Apesar do cenário de baixa adesão, o prefeito Álvaro Damião (União Brasil) afirmou que o Carnaval de Belo Horizonte está garantido. Durante coletiva no mesmo dia em que o edital foi declarado deserto, ele reforçou que a festa será realizada com ou sem apoio financeiro externo.
Com a republicação, a PBH busca reverter o cenário e garantir maior captação para estruturar a festa de 2026. A ampliação das cotas e o novo prazo até 19 de dezembro fazem parte da estratégia para atrair marcas que desejam se associar ao Carnaval de Belo Horizonte.
A expectativa da Belotur é que as mudanças tornem o edital mais atrativo e ajudem a reforçar o investimento na festa, que movimenta o turismo, o comércio e a cadeia cultural da capital mineira.