Filhos da Guerra, Bamako, O Conto das Três Irmãs, O Funeral das Rosas, Entre os Muros da Escola e Em Busca da Vida são alguns dos destaques do mês
A
Supo Mungam Plus, plataforma brasileira de streaming focada em cinema
independente e autoral, anuncia as estreias de janeiro, a plataforma
trará novidades todas as sextas-feiras. Entre os destaques estão os
premiados Filhos da Guerra (1990), de Agnieszka
Holland, O Orfanato, de Shahrbanoo Sadat (2019), Bamako,
de Abderrahmane Sissako, (2006), O Conto das Três Irmãs, de
Emin Alper, (2019), O Funeral das Rosas, de Toshio
Matsumoto, (1969), Entre os Muros da Escola, de Laurent
Cantet, (2008), Em Busca da Vida, de Jia Zhangke
(2006), entre outros títulos.
Confira
abaixo todas as estreias de janeiro:
1º
de Janeiro
Filhos
da Guerra,
de Agnieszka Holland (Alemanha/França, 1990) com Marco Hofschneider, René
Hofschneider, André Wilms, Piotr Kozlowski, Michèle Gleizer, Julie Delpy
e Sally Perel.
Inspirado
nas memórias de Solomon Perel, “Filhos da Guerra” conta a história de
Sally, um jovem judeu que foge da Polônia junto com seu irmão Isaak,
durante a Segunda Guerra Mundial. Os dois acabam se separando e, para
sobreviver da perseguição nazista, Sally suprime sua própria identidade, se
tornando membro da Juventude Hitlerista. Indicado ao Oscar de Melhor
Roteiro Adaptado e Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro
O
Orfanato,
de Shahrbanoo Sadat (Afeganistão/Dinamarca, 2019) com Quodratollah Qadiri,
Hasibullah Rasooli, Masihullah Feraji, Ahmad Fayaz Osmani, Sediqa e Anwar
Hashimi.
No
final dos anos 80, o jovem Qodrat, de 15 anos, mora nas ruas de Cabul e vende
ingressos de cinema ilegalmente. Grande fã de Bollywood, ele sonha acordado em
algumas de suas cenas favoritas dos filmes indianos. Um dia ele é levado pela
polícia para o orfanato soviético. Mas em Cabul a situação política está
mudando e Qodrat e todas as crianças querem defender sua casa. Selecionado para
a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
8
de Janeiro
Bamako, de Abderrahmane Sissako
(Mali/França, 2006) com Aïssa Maïga, Tiécoura Traoré, Hélène Diarra, Habib
Dembélé, Djénéba Koné e Hamadoun Kassogué.
Melé é cantora de bar, o marido Chaka
está desempregado e o casal está prestes a se separar. No quintal da casa que
compartilham com outras famílias, foi instalado um tribunal de primeira
instância. Porta-vozes da sociedade civil africana iniciaram processos contra o
Banco Mundial e o FMI, a quem culpam pelos problemas da África. Em meio aos
apelos e testemunhos, a vida continua no pátio. Chaka não parece estar
preocupado com este desejo da África de lutar por seus direitos… Seleção
Oficial do Festival de Cannes e Melhor Filme em Língua Francesa no Prêmio
Lumière.
O
Conto das Três Irmãs,
de Emin Alper (Turquia, 2019) com Cemre Ebuzziya, Ece Yüksel, Helin
Kandemir, Müfit Kayacan, Kayhan Açikgöz e Kubilay Tunçer.
Anatólia Central, Turquia. As três
irmãs Reyhan, Nurhan e Havva, que foram enviadas para famílias ricas da cidade
como “beslemes” (filha adotiva e empregada doméstica), na esperança de melhorar
suas vidas, são obrigadas a voltar para a casa de seu pai, em uma antiga aldeia
nas montanhas, por diferentes motivos. Elas desejam retornar para a cidade o
mais rápido possível, mas para isso ser alcançado dependerá das táticas de
solidariedade, competição e das decisões dos homens em volta delas. As três
buscam se apoiar, enquanto sonham com uma vida melhor. Seleção Oficial do
Festival de Berlim e Melhor Filme no Festival de Istambul
15
de Janeiro
O
Funeral das Rosas,
de Toshio Matsumoto (Japão, 1969)com Pita, Osamu Ogasawara e Yoshimi
Jo.
Tóquio,
anos 60. A nova estrela do Bar Genet é a ícone transgênero Eddie, cuja
confiança ameaça a madame do local, Leda, mas atrai Gonda, o dono do bar, a
colocando em uma perigosa intriga. Uma releitura original de “Édipo
Rei”, de Sófocles. Stanley Kubrick citou o filme como uma influência
direta para “Laranja Mecânica”.
O
Pai das Minhas Filhas,
de Mia Hansen-Løve (França, 2009) com Louis-Do de Lencquesaing,
Chiara Caselli, Alice de Lencquesaing, Igor Hansen-Løve, Eric Elmosnino,
Sandrine Dumas.
Grégoire
está dividido entre as demandas de sua família e sua obsessão com sua carreira.
Ele dirige uma empresa de cinema independente e mal tem tempo de ver sua esposa
Sylvia ou suas três filhas durante a semana. Seus fins de semana são passados
junto com sua família, tentando aproveitar o tempo juntos. Com seu carisma
excepcional, Grégoire inspira admiração. Ele parece invencível. No entanto, sua
prestigiosa produtora, Moon Films, está em suas últimas etapas. Mas
Grégoire continua a todo custo. Um dia, ele é obrigado a enfrentar os fatos.
Ele está dominado pelo cansaço. O que logo, secretamente, se transforma em
desespero. Prêmio Especial do Júri da Un Cert. ain Regard do Festival de Cannes
e Melhor Roteiro no Prêmio Lumière
A
Vida de Diane,
de Kent Jones (EUA, 2018) com Mary Kay Place, Jake Lacy e Estelle Parsons.
Diane
preenche seus dias ajudando os outros, cuidando de amigos e familiares e sempre
se colocando em último lugar. Ela também tenta desesperadamente se relacionar
com seu filho, que é viciado em drogas. Neste processo, Diane chega a um novo
entendimento de si mesma e de seu passado e à medida que esses pedaços de sua
existência começam a desaparecer, ela se vê confrontando suas próprias
memórias. Melhor Filme, Roteiro e Fotografia no Festival de Tribeca e Indicado
em Melhor Atriz e Melhor Primeiro Filme no Independent Spirit Awards.
22
de Janeiro
Em
Busca da Vida,
de Jia Zhangke, (China, 2006) com Zhao Tao, Lan Zhou e Han Sanming.
A cidade velha de Fengjie já está
submersa, mas seu novo bairro ainda não foi concluído. Há coisas para salvar e
há coisas para deixar para trás… Han Sanming, um mineiro, viaja para Fengjie
para procurar sua ex-mulher, que ele não vê há 16 anos. Vendo um ao outro no
rio Yangtze, eles decidem se casar novamente. Shen Hong, uma enfermeira, viaja
para Fengjie para procurar seu marido, que não voltou para casa há dois anos.
Eles se abraçam em frente à Barragem das Três Gargantas. Apesar da dança, eles
tristemente desistem e decidem se divorciar. Leão de Ouro de Melhor Filme no
Festival de Veneza.
O
Chão Sob Meus Pés,
de Marie Kreutzer (Áustria, 2019) com Valerie Pachner, Pia Hierzegger e
Mavie Hörbige.
Lola, uma consultora de negócios com
trabalho incessante, gerencia sua vida pessoal com a mesma eficiência
implacável que usa para otimizar margens de lucro. Ela mantém em segredo seu
relacionamento com sua chefe Elise, bem como a existência de sua irmã mais
velha, Conny, que tem uma longa história de doença mental. Entretanto, quando
ela recebe a notícia de que Conny tentou se suicidar, seus segredos ameaçam
explodir em público. Enquanto tenta fazer o que é melhor para sua irmã, sem
comprometer tudo o que tanto trabalhou, Lola lentamente perde o controle da
realidade.
Party
Girl,
de Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis (França, 2014)
com Angélique Litzenburger, Joseph Bour e Mario Theis.
Angélique
é uma hostess de 60 anos que adora festas. Trabalhando em um cabaré perto da
fronteira franco-alemã, ela começa a ver a clientela tornar-se cada vez mais
rara. Mas Michel, seu cliente regular que sempre foi apaixonado por ela, um dia
a pede em casamento. Inspirado na história da mãe do diretor Samuel Theis, o
filme conta com a própria família do realizador no elenco, no qual
interpretam a si mesmos. Caméra d’Or no Festival de Cannes e Indicado ao
César de Melhor Montagem e Melhor Primeiro Filme
29
de Janeiro
Entre
os Muros da Escola,
de Laurent Cantet, (França, 2008) com François Bégaudeau, Agame
Malembo-Emene e Angélica Sancio.
François e seus colegas professores
se preparam para um novo ano em uma escola em um bairro difícil. Equipados com
as melhores intenções, eles se preparam para não permitir que o desânimo os
impeça de tentar dar a melhor educação a seus alunos. Culturas e atitudes
frequentemente se chocam na sala de aula, um microcosmo da França
contemporânea. François insiste em uma atmosfera de respeito e cuidado. Nem
calmo nem severo, sua franqueza extravagante sempre pega os alunos de surpresa.
Mas sua ética em sala de aula é posta à prova quando seus alunos começam a
desafiar seus métodos… Palma de Ouro no Festival de Cannes e Indicado ao
Oscar de Melhor Filme Internacional.
Obediência, de Craig Zobel, EUA, 2012
(Compliance) com Ann Dowd, Dreama Walker e Pat Healy.
A história de Sandra, uma
gerente sobrecarregada de um restaurante de fast food, que recebe uma ligação
de um policial acusando uma de suas funcionárias, uma jovem chamada Becky, de
roubar de uma cliente. Acreditando na palavra do oficial, Sandra detém Becky,
colocando em movimento um cenário de pesadelo que rapidamente sai de controle.
Os
longas estão disponíveis na plataforma através de uma assinatura mensal, por
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