FecharX

Plataforma Coletiva Queerlombos lança revista dedicada à cultura LGBTQIA+

Publicação aborda vivências, experiências, discussões sobre políticas públicas, direito à cidade e produção cultural



Créditos da imagem: Divulgação
Main divulga%c3%a7%c3%a3o revista prancheta 1
Entre os textos da edição piloto, estão uma entrevista com Susy Shock, realizada por Fredda Amorim e Andrea Del Valle Bazan, e um ensaio de Laura M. Quimbay
Redação Sou BH
17/06/21 às 10:55
Atualizado em 17/06/21 às 10:55

Já está disponível a revista gratuita e virtual Queerlombos, publicação sobre a comunidade LGBTQIA+ que aborda vivências, experiências, discussões sobre políticas públicas, direito à cidade e produção cultural. Desenvolvida pela Plataforma Coletiva Queerlombos, a revista recebeu recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Entre os textos da edição piloto, estão uma entrevista com Susy Shock, realizada por Fredda Amorim e Andrea Del Valle Bazan, e um ensaio de Laura M. Quimbay. Susy, que se define como artista trans "sudaca", é uma atriz, escritora e cantora argentina. Escreveu colunas em jornais e revistas culturais e publicou seis livros. No cinema, protagonizou o filme "Andrea. Un melodrama rioplatense", participou da obra "Escenas de una fiesta rota" e estreou o documentário "Desconstrucción, crónicas de Susy Shock". Em novembro de 2014, editou seu primeiro disco "Buena vida y poca verguenza" e, em 2019, lançou seu segundo disco, "Traviarca". Ela também realizou uma série de shows e oficinas para crianças, chamado "Crianzas". Laura M. Quimbay é pesquisadora das artes do corpo, atravessada por temas como o anarco-feminismo, anticapitalismo, antiespecismo e cuidado. 

A escolha dos conteúdos que compõem a publicação se deu por meio de um processo de queeradoria. Um experimento coletivo de criação estética e artística, mas sobretudo um movimento político e de reflexão de como sobreviver no contexto de pandemia em que o projeto acontecia. Dessa forma, a celebração dos encontros, união e cultivo da energia da vida se tornaram ainda mais potentes na transformação e decomposição das realidades. 

A expectativa é de que a publicação colabore para a multiplicação de discussões e pautas que são importantes para a comunidade LGBTQIA+ de Minas Gerais e de todo o Brasil. "Esperamos que ações coletivas como essa possam aproximar a multiplicidade existente dentro do nosso movimento", afirmou Fredda Amorin, produtora Geral do Projeto na capital mineira. 

Fundada em 2016, a coletiva Queerlombos surgiu na cidade de Ouro Preto, do encontro de artistas, profissionais da cultura e pesquisadoras. Desde então, realiza a Semana de Diversidade de Ouro Preto e Mariana. Em 2019, estendeu sua atuação para a capital mineira, com temáticas e pautas relevantes para a cultura LGBTQIA+. 

Serviço:
Lançamento da edição piloto da Revista Queerlombos
Distribuição digital gratuita
Link para acesso:  https://queerlombos.org/2021/06/15/revista-queerlombos/