Cultura

Praça do Papa será reaberta parcialmente e pode ganhar estátua de João Paulo II

Investimento de R$ 11,1 milhões vai resultar na troca completa do piso, reforma dos bancos, ampliação da lazer e outras intervenções


Créditos da imagem: Reprodução
Imagem da Praça do Papa com duas cruzes Dentre as reformas na Praça do Papa, PBH cogita estátua de João Paulo II

Duda Sperandio

|
11/07/25 às 07:32
compartilhe

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nessa quinta-feira (10), que parte da Praça do Papa, na região Centro-Sul da capital mineira, será reaberta ao público em agosto. O espaço está passando por obras de revitalização desde fevereiro deste ano e, segundo o prefeito Álvaro Damião, a expectativa é entregar toda a área reformada até o fim de 2025.

Leia mais:

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a praça está sendo restaurada de acordo com diretrizes que garantem a preservação de suas características originais. Um dos desafios enfrentados pela obra foi o atraso na entrega das placas cerâmicas industriais, únicas no país com o padrão exigido pelo projeto. Mesmo com o problema no fornecimento, os trabalhos não foram interrompidos e os custos não sofreram alteração.

Entre as intervenções previstas estão a troca completa do piso, reforma dos bancos, ampliação da área de lazer, que agora incorporará a rua que dividia os dois trechos da praça, além de melhorias na iluminação, paisagismo e instalação de novos brinquedos e equipamentos de ginástica. O investimento total é de R$ 11,1 milhões

Estátua de João Paulo II

Durante uma visita ao canteiro de obras, o prefeito de BH, Álvaro Damião (União Brasil) revelou que a PBH estuda a instalação de uma estátua do Papa João Paulo II no local, a pedido da Arquidiocese de Belo Horizonte.

“Eu era uma das milhares de pessoas que estavam aqui na década de 1980, quando João Paulo II visitou BH. A praça leva o nome dele e é justa a homenagem com a estátua. Estamos tratando essa possibilidade com a Secretaria de Cultura e a Arquidiocese”, disse Damião.

A Praça do Papa foi batizada assim em homenagem à visita do pontífice a Belo Horizonte, em 1980. Desde então, o local se tornou um dos principais cartões-postais da cidade, conhecido pela vista panorâmica da capital e por abrigar eventos culturais, religiosos e turísticos.