Cultura, Economia

Precisa pagar para fazer piqueniques em parques municipais de BH?

Após repercussão da cobrança de taxa para piqueniques, Prefeitura esclarece que o anúncio foi um 'erro de publicação'


Créditos da imagem: Vander Bras/PBH
Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado no Centro de BH Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado no Centro de BH

Duda Sperandio

|
07/01/25 às 08:32 - Atualizado em 07/01/25 às 14:59
compartilhe

Diante da polêmica de que a Prefeitura de Belo Horizonte estaria cobrando uma taxa de R$ 222,50 para piqueniques em parques públicos, o Executivo Municipal recua e afirma que o pagamento serve apenas para “pequenos eventos particulares com estrutura e demarcação de área”.

O anúncio foi publicado no Diário Oficial no dia 31 de dezembro em portaria que reajustava valores para equipamentos com cobrança de ingresso. Após repercussão, então, a administração se manifestou alegando que a taxa nunca existiu e que se trata de um erro na publicação. 

Leia também

“A Prefeitura incentiva o uso dos parques da cidade, com programação para todos os gostos, idades e públicos. O que há, e isso está mantido na atual portaria, é a cobrança de taxas para quem quer reservar uma área para uso particular de alguma atividade que inclua utilização de equipamentos, como mesas, caixotes, cadeiras, tablado, palco, dentre outros”, esclarece a PBH.

Inclusive, para realizar piqueniques nesses espaços, não é necessário agendamento prévio ou qualquer anúncio à administração da cidade. Os mais de 70 parques de BH são espaços públicos destinados ao lazer da população e, ainda, estão com programação de férias neste mês.

A programação vai até 2 de fevereiro, e acontece em diferentes regiões da capital mineira. As informações completas de horários de funcionamento e endereços podem ser conferidas no site da PBH.