FecharX

Prefeitura abre programa de incentivo para a ocupação de teatros municipais

A proposta fará a seleção de espetáculos de teatro, dança, música, circo, Ilusionismo e mais



Créditos da imagem: Ricardo Laf
Main teatro francisco nunesricardolaf
Redação Sou BH
29/03/19 às 19:12
Atualizado em 29/03/19 às 19:16

A Fundação Municipal de Cultura está selecionando interessados em ocupar os teatros públicos de BH. A proposta fará a seleção de espetáculos para apresentações no Teatro Marília, Teatro Francisco Nunes e Teatro Raul Belém Machado. Quem quiser participar, poderá fazer apresentações de teatro, dança, música, circo, Ilusionismo e outras linguagens.

As inscrições são gratuitas e estão abertas de 1º a 8 de abril. O edital completo e o link para os artistas se inscreverem estão disponíveis no site da PBH.

As propostas selecionadas irão compor a programação no período de junho a outubro deste ano, observando o horário de funcionamento de cada um dos teatros. Caso o proponente deseje utilizar outros espaços, além do palco, como o foyer ou áreas externas deverá deixar explícito na proposta e considerar que dependerá de negociações com a gestão dos teatros, de acordo com a disponibilidade e adequação do espaço.

De acordo com a diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Aline Vila Real, a edição deste edital está mais simplificada para o público, sendo apresentada de forma unificada, ou seja, com um único edital para os três teatros, além de inscrições online e gratuitas.

“Também foi adotada uma medida inédita que é a isenção da taxa de 10% da bilheteria. Acreditamos que assim o proponente possa utilizar mais recursos para investir em seu trabalho, produção, cachês e divulgação”, afirma.

Avaliação

As propostas recebidas serão avaliadas por uma Comissão de Avaliação e Classificação composta por oito membros designados pela Fundação Municipal de Cultura, sendo quatro da sociedade civil e quatro da administração pública municipal. Entre os critérios de avaliação estão à consistência e objetividade da proposta, sua relevância conceitual e temática, a qualificação da equipe técnica, além da adequação e viabilidade física.

O objetivo do programa também é a requalificação dos teatros municipais, aprimorando e ampliando a programação dos locais.