Inscrições seguem até 28 de março para propostas artísticas em centros culturais e bibliotecas da capital
Atenção, artistas mineiros!! A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, abriu as inscrições para cadastro de propostas artístico-culturais que irão compor a programação dos 17 Centros Culturais Municipais, 22 Bibliotecas Públicas e o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado.
As inscrições, que se encerram em 28 de março, devem ser realizadas na plataforma Mapa Cultural BH. Podem participar pessoas físicas e jurídicas residentes na capital ou na Região Metropolitana, com mais de 18 anos, apresentando propostas em áreas como música, teatro, circo, dança, artes visuais, literatura, culturas populares e urbanas, além de multilinguagens e ações voltadas para o público infantil.
Os projetos podem incluir atividades como oficinas, espetáculos, ensaios abertos, intervenções artísticas, exibições de filmes, leitura dramática, slam, graffiti, saraus, cortejos e performances, entre outros. As propostas devem se enquadrar em uma das categorias dos projetos Territórios Criativos, Promoção da Leitura ou Atividades da Cultura Popular e Tradicional.
O valor bruto pago por proposta selecionada será de R$ 700, enquanto mestres e mestras reconhecidos da cultura popular receberão cachê de R$ 1.000. Cada artista ou grupo pode inscrever mais de uma proposta, desde que sejam diferentes entre si e atendam aos critérios dos projetos.
Uma comissão composta por membros da sociedade civil e da Fundação Municipal de Cultura será responsável pela análise e seleção das propostas. O credenciamento, porém, não garante a realização da atividade inscrita, que dependerá da avaliação e aprovação da comissão.