FecharX

Confira a programação de fevereiro do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Espaço oferece uma programação digital diversa e gratuita que conta com atividades para o público 60+ e tour virtual



Créditos da imagem: Guilherme Santos
Main   obs cu ra   obra de bruno alencastro para a exposic  807a  771o comcie  770ncia do mm gerdau   cre  769dito guilherme santos ts  1
Redação
02/02/21 às 12:12
Atualizado em 02/02/21 às 12:12

A programação de fevereiro do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal está recheada de atividades on-line pra lá de especiais. Confira abaixo e anote na agenda!

Ações educativas

O Educativo do Museu traz uma novidade para as Visitas Virtuais Mediadas: um novo roteiro que convida o público a percorrer e mergulhar pelo universo da Exposição “CoMciência – Cristais do Tempo”, que segue até o dia 14 de março. Além deste, estão disponíveis outros dois roteiros que apresentam diretamente os espaços expográficos do Museu: “Diversidade Mineral”, mostrando parte do acervo mineral do Museu e contando a história do nosso estado e as riquezas encontradas aqui; e “O Prédio Rosa: patrimônio, memória e arquitetura”, que revela as belezas arquitetônicas do edifício histórico, inaugurado em 1897, com projeto assinado pelo engenheiro pernambucano José de Magalhães.

As visitas virtuais mediadas são realizadas sempre às quartas-feiras, em dois horários: 10h30 e 14h30, e quintas e sextas, em horário único, 14h30, com duração média de 50 minutos e tradução simultânea em Libras.

Ainda dentro das atividades educativas, está “Contação de Histórias”, um encontro virtual realizado pelo Coisa de Jerico – o grupo de teatralidades do Educativo do Museu. Assim, nos dias 05 e 19 de fevereiro, o Museu realizará apresentações ao vivo transmitidas pelo Instagram e pelo Youtube do MM Gerdau. São elas: “Saudosa Canção” e “O Poeta e a Pedra”, respectivamente.

Atividades Culturais

O Museu promoverá dois encontros marcados para os dias 04 e 11 de fevereiro para debater questões insurgentes a partir do recorte da Exposição CoMciência – Cristais do Tempo e das obras apresentadas pelos artistas. O primeiro, às 18h, receberá a dupla Luciana Ohira e Sérgio Bonilha para compartilharem experiências de seu processo artístico para a concepção da obra “O Céu na Terra”, que pode ser conferido na exposição.

Na semana seguinte, no mesmo horário, o Youtube do MM Gerdau recebe para o bate-papo o renomado artista Guto Nóbrega, responsável pela obra “VRS - Virtual Reality Shelter". Trata-se de um sistema imersivo criado com base em sons e imagens da natureza e na interação com plantas.

Experimenta 60

O mês de fevereiro marca, também, a retomada de uma importante ação do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal: o Experimenta 60, projeto realizado por meio do Fundo Municipal do Idoso, que tem como objetivo promover a saúde, o bem-estar e a socialização de pessoas idosas por meio da cultura.

Para fevereiro o “Experimenta 60” oferece intervenções culturais, artísticas e educativas para a população acima dos 60 anos. O primeiro encontro é a oficina “Cine 60”, no dia 09 de fevereiro, seguida pelo Coral 60 no dia 10, ambas de 09h às 11h. No dia 18, será realizado o Workshop “Bem-estar e felicidade: nutrição para a longevidade com qualidade” e, fechando as atividades, no dia 24 é a vez da oficina “Teatro 60”, novamente de 09h às 11h.

Carnaviola

Belo Horizonte pode não ter os tradicionais cortejos e bloquinhos de carnaval, mas o MM Gerdau realizará uma programação especial para o feriado. Entre os dias 12 e 16 de fevereiro, o Museu apresentará – de forma inédita no formato digital – o CarnaVIOLa, projeto criado pelo músico Chico Lobo em 2016 e abarcado por outros artistas violeiros.

Ao longo de quatro dias, sempre às 15 horas, no Canal do Youtube do MM Gerdau, Chico Lobo estará à frente de apresentações musicais com os violeiros convidados Wilson Dias, Bilora, Renato Caetano, Quincas da Viola, além da cantora Déa Trancoso e das apresentações do contador de causos e poeta Tadeu Martins.

No repertório musical desfilam ritmos quentes do universo rico da viola caipira, como: calangos, lundus, folias, congados, maracatus, cirandas, batuques, catiras, modas, cocos, cateretês, arrasta-pés, bois, emboladas e muito mais!

Diálogos e Conexões

Outro destaque da programação de fevereiro será o webinário “Diálogos e Conexões”, uma atividade criada com o intuito de se debater e, sobretudo, reafirmar a importância da valorização do meio científico em um período em que o negacionismo, a descrença e as fake News tem crescido em meio a população mundial.

Assim, o Museu promoverá, ao longo de três dias (de 22 a 25), bate-papos com especialistas sobre três eixos temáticos: “Divulgação Científica”, “Educação Museal” e “Inclusão & Acessibilidade”, com uma abordagem voltada para o grande público e também profissionais interessados.

Formação e Capacitação

Encerrando a programação de fevereiro, o Museu realiza a 2ª Jornada de Formação e Capacitação para Profissionais de MuseusDentre os dias 24 e 26, o ciclo de formação acontecerá de forma remota e totalmente gratuito para profissionais, estudantes e demais interessados nas temáticas: exposição, acessibilidade e identificação técnica de obras de arte.

Desta forma, a Jornada de Formação e Capacitação selecionou professores brasileiros e estrangeiros com expertise nas áreas de conhecimento da Museologia e do Patrimônio Cultural e os dividiu em três minicursos que, uma vez completados, garantem o certificado para os participantes. São eles: “Minicurso 1 - Programa de Exposições: planejamento no contexto de gestão museológica”; “Minicurso 2 - Exposições Museológicas: curadoria de arte e acessibilidade” e “Minicurso 3 - A Peritagem e a Museologia”.

Todos os minicursos são gratuitos, 100% on-line e garantem um certificado de conclusão da atividade com a conclusão da mesma.