FecharX

Projeto que tem a mulher no graffiti como tema ganha nova edição em BH

"Encontro Delas" tem programação on-line até o dia 30 de junho, com a realização de duas oficinas



Créditos da imagem: Anna Rocha
Main minas de minas crew   cr%c3%a9ditos anna rocha
O Minas de Minas Crew é formado por Krol, Viber, Musa e Nica. As quatro artistas possuem caminhadas individuais sólidas no Hip Hop e ainda constituem um dos mais importantes grupos dedicados às artes nos muros no Brasil
Redação Sou BH
19/06 às 07:51
Atualizado em 19/06 às 07:51

Criado em 2017 pelo coletivo de grafiteiras Minas de Minas Crew, o Encontro Delas é um evento que reúne mulheres artistas do graffiti do Brasil e do exterior e  tem como objetivo ampliar os espaços e a visibilidades de mulheres nas artes urbanas dos muros e empenas. Até o dia 30 de junho as ruas de Belo Horizonte ganharão cinco novas obras, resultantes deste projeto. 

Até 2019 foram realizadas quatro edições, nas quais mais de duzentas mulheres foram contempladas, entre artistas e participantes das oficinas e workshops. Diante do cenário da pandemia, o festival segue este ano na rua, mas com as ações mediadas pelas redes sociais, com stories e fotos compartilhadas pelo instagram @minasdeminascrew

Segundo Krol Jaued, uma das organizadoras do evento e integrante do coletivo, o Encontro Delas nasce da necessidade de demarcar espaço para as mulheres no grafitti, lutando contra a invisibilização feminina nas artes. “O Delas surgiu para nos unirmos, para termos este compartilhamento de artes, para receber as mães que pintam com seus filhos, colocar as mulheres presentes nas atividades”, explica. “Além disso queríamos trazer para BH um evento que ganha força no Brasil e no mundo, e com isso a gente traz outras possibilidades de visibilidade para a cidade”, conclui e convida para a realização do painel realizado pelo Minas de Minas, de 24 e 25 de junho.

Aprendendo Grafitti

Assim como nas edições anteriores, o evento contará também atividades formativas, com três oficinas ministradas por referencias nacionais como Crica Monteiro (SP), DNinja (SP) e Rosie(AM). Serão abordadas técnicas sobre criação de estilos, entre personagens e letras.

As inscrições vão até segunda-feira (21). Ao todo, são 16 vagas e as aulas acontecem do dia 26 ao dia 30 de junho. O Workshop pintura de empena será ministrada por Rafa Moon (RJ), Lídia Viber, Nina Pandolso (SP). As inscrição também são até segunda (21), com realização já na terça-feira (22), sem limites de vagas. As atividades são gratuitas e as inscritas farão as aulas pelo Zoom.  O link para as inscrições estará disponível no instagram @minasdeminas.

O Minas de Minas Crew é formado por Krol, Viber, Musa e Nica. As quatro artistas possuem caminhadas individuais sólidas no Hip Hop e ainda constituem um dos mais importantes grupos dedicados às artes nos muros no Brasil. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão os grafittis dedicados à atriz Teuda Bara e à cantora Elza Soares.