FecharX

4 curtas que você precisa assistir no Festival Lumiar

Festival em BH apresenta produções de Scorsese e Lynch enquanto eram estudantes



Créditos da imagem: Reprodução
Main 161035 lumiar
Cena do filme "Barbear" de Scorsese
Redação Sou BH
27/10/14 às 17:18
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

A partir do dia 3 de novembro, o Centro Universitário Una apresenta o 1º Festival Interamericano de Cinema Universitário - Lumiar. Serão cinco dias de evento, com exibições de filmes de renomados mestres do cinema e de alunos e ex-alunos das universidades participantes, simultaneamente no Cine Humberto Mauro e na Una - Campus Liberdade. 

A Mostra Competitiva Interamericana de filmes exibirá filmes dos cursos de cinema de 13 universidades do Brasil e do exterior (Cuba, Colômbia e Uruguai) e também oferecerá aos participantes oficinas, palestras e debates que farão um panorama de como se tem produzido e ensinado Cinema na América Latina. 

Além disso, o Festival apresentará uma sessão especial com os primeiros filmes de renomados diretores que um dia já foram alunos de universidades de cinema. O Sou BH preparou uma lista com curtas imperdíveis desta sessão:

Barbear – Martin Scorsese (1968)


Um dos primeiros filmes do famoso diretor. Por mais que pareça uma propaganda de creme de barbear, nos quase cinco minutos do curta, Scorsese faz uma maravilhosa cena ao mostrar o contraste do banheiro branco e do sangue que escorre pelo ator. Há quem diga que o filme é uma crítica do diretor sobre a Guerra do Vietnã, que mostrava a apatia dos americanos ao ver sangue escorrer. Tem estômago? 

O Alfabeto – David Lynch (1968)


A forma sombria e assustadora que David Lynch escolheu para nos apresentar o alfabeto fez esse filme entrar na lista. Com trilha da música infantil do “ABC”, Lynch usa imagens distorcidas, animação e uma mulher deitada em uma cama (que lembra cenas de “O Exorcista”) com as letras em colagens que mais parecem fantasmas.

Liberdade – George Lucas (1966)


O diretor, que ficou famoso por “Star Wars”, mostra no curta-metragem um jovem tentando fugir do comunismo na Alemanha Oriental. O ritmo do filme é bem diferente do que Lucas faz nos dias atuais. Destaque para os olhares de medo e o clima de suspense que não nos deixa desgrudar os olhos da tela.

Seis Figuras Vomitando (Seis Vezes) – David Lynch (1966)


David Lynch entrou novamente na lista, e dessa vez, pela ousadia em fazer essa animação. O filme mostra seis figuras de homens, em pinturas e esculturas, vomitando e com seus órgãos internos expostos. O filme tem em torno de um minuto e se repete quatro vezes.  A tela em que foi montado o filme tem o molde do rosto do próprio diretor, para dar dimensionalidade às imagens.