Evento reúne pesquisadores, educadores, sambistas e arquitetos no Museu Histórico Abílio Barreto, no dia 23 de setembro
Debate sobre memória, identidade e resistência marca o 2º Simpósio do Patrimônio Cultural de BH no Museu Histórico Abílio Barreto
Belo Horizonte será palco de um encontro dedicado à reflexão sobre os caminhos da prevenção cultural, na próxima terça-feira (23). O Museu Histórico Abílio Barreto, na Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim, recebe o 2º Simpósio do Patrimônio de BH: desafios e novos horizontes, a programação acontece das 8h30 às 17h, com entrada gratuita mediante inscrição pelo portal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Leia também:
O evento, promovido pela PBH, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, vai reunir especialistas, educadores, pesquisadores, arquitetos, lideranças quilombolas e sambistas, em um espaço de diálogo sobre a valorização do patrimônio material e imaterial da capital mineira.
Entre os temas abordados estão a educação pelo patrimônio, os quilombos urbanos e a resistência negra, o samba como expressão cultural da cidade e um comparativo entre práticas de preservação no Brasil e na Itália.
A abertura contará com representantes da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Diretoria de Patrimônio Cultural. Pela manhã, o eixo educativo ganha destaque com roda de conversa entre pedagogas e professoras, além da apresentação do Projeto Kizomba, que discute os quilombos urbanos no ambiente escolar.
Já à tarde, a programação se volta para o patrimônio imaterial. Lideranças de quilombos da cidade, como Manzo N’gunzo Kaiango, Kilombo Souza, Quilombo Luízes e Quilombo Mangueiras, vão compartilhar vivências e reflexões sobre resistência e identidade. Em seguida, sambistas do Coletivo Mestre Conga discutem o processo de reconhecimento do samba como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte.
O encerramento será dedicado ao patrimônio material, com arquitetos e urbanistas debatendo experiências locais e internacionais de intervenção em bens tombados.