FecharX

5ª Virada Cultural vai ter programação para crianças e pets

Atividades infantis e focada nos animais são algumas das novidades desta edição do evento



Créditos da imagem: Bruno Senna
Main destaque
Júlia Vilaça *
17/07/19 às 21:00
Atualizado em 17/07/19 às 21:00

A Virada Cultural vai ter programação para a família inteira. Além dos jovens e adultos, crianças e, até mesmo os pets, vão poder marcar presença nesse evento que já faz história em BH.

Nesta quinta edição vai ter, pela primeira vez, programação exclusivamente infantil. Para as crianças, as opções estão muitas e a diversão está garantida, tanto no dia 20 (sábado), quanto no 21 de julho (domingo). A Viradinha vai ter diversas atividades espalhadas pelos espaços do evento, e o Parque Municipal vai receber grande parte delas. Os pequenos vão poder participar de danças, teatro, música, brincadeiras e literatura. Uma das atrações mais esperadas é a Elis MC. A menina carioca de 7 anos, que vai fazer show em BH, surgiu na internet e rapidamente conquistou milhares de fãs com suas músicas e danças que incentivam o empoderamento.

A Praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia também vai ter atrações. Durante todo o fim de semana, das 10h às 18h, acontece o Kids Fun Farrinha. Vão ser mais de 25 atrações gastronômicas, incluindo chefes nacionais, aulas, oficina de contação de história com o Museu dos Brinquedos e feira de produtores. E, para animar e fazer a criançada dançar muito, o grupo O Quintal da Guegué, os DJs Aída Marques, Zubreu e Sandri e muitos outros artistas se apresentam durante o dia.

A agenda infantil, ainda, vai além. O MM Gerdau preparou um cronograma para a tarde do domingo, das 13h às 17h30, que inclui contação de história, música, opções inclusivas para pessoas com deficiência e jogos. As atividades vão acontecer na Alameda da Educação, na Praça da Liberdade.

Fique por dentro da programação completa da Virada Cultural de 2019.

Para os pets

A ideia da virada em tomar o espaço público de forma democrática se estende aos animais, neste ano, com o Espaço Pet Friendly. Localizado no Viaduto Santa Tereza, ele vai funcionar de 19h às 21h do dia 20 (sábado) e de 8h às 19h do dia 21 (domingo). A programação no stand é extensa e conta com palestras, rodas de conversa e até uma área de interação entre tutores e animais de estimação. A gestão e montagem da estrutura têm a colaboração da Corrente do Bem pelos Animais (CBA), grupo de protetores independentes de BH e o curso de Medicina Veterinária do UniBH.

Protetores da CBA vão orientar sobre a causa animal, fornecer dicas para quem tem interesse em adotar um amigo e discorrer sobre informações para aqueles que buscam mudanças de hábitos, principalmente alimentares e ambientais. Dois varais, um deles com cards contendo leis e alertas sobre maus tratos e o outro com fotos de inúmeros animais disponíveis para adoção vão ficar expostos ao público. O varal de adoção, inclusive, conta com o auxílio do app Ajuda Pet, que através de QR Code vai mostrar mais detalhes de cada animal. Basta baixar o aplicativo e apontar para a imagem.

* sob supervisão da jornalista Bárbara Batista