FecharX

Rafael Luiz mergulha nas noites insones da MPB com o show 'Balada do Lado Sem Luz'

Faixas menos conhecidas de grandes compositores formam repertório sobre angústias da madrugada



Créditos da imagem: Bruna Brandão/Divulgação
Main rafael luiz apresenta show balada do lado sem luz do ep insone em bh ao vivo
Cantor belo-horizontino explora composições e arranjos que evocam sensações de desconforto ligadas à vida na cidade
Bossuet Alvim
18/11/22 às 19:46
Atualizado em 18/11/22 às 19:46

Do outro lado da noite, longe das luzes e sons de festas, ao contrário do que se convenciona chamar de vida noturna, ali moram as sensações que Rafael Luiz põe em cena no show 'Balada do Lado Sem Luz', que chega ao Teatro de Bolso Sesiminas neste domingo (20/11). Em seu primeiro solo, o artista belo-horizontino apresenta ao vivo o EP 'Insone' (2020) e outras composições selecionadas. O repertório traz nomes importantes da MPB, como Gonzaguinha e Arnaldo Antunes, em seleção com faixas menos conhecidas e algumas joias escondidas no acervo de seus autores. 

Tanto a escolha das canções quanto a construção dos arranjos passa pela inspiração em um ambiente noturno que é de introspecção. "A noite que não é de festa, mas o avesso dela. A noite da rua vazia com alguém parado no meio dela, a noite da janela acesa, da pessoa na janela, a noite sem dormir", ilustra Rafael. A ambientação soturna, reflexiva, ajuda a situar canções que, na visão do intérprete, tratam dos "sentimentos que movem a gente nessa vida urbana doida, que nos levam a ficar acordados à noite".

Por essa origem, o espetáculo levaria o nome do EP, 'Insone', mas ganhou o título de 'Balada do Lado Sem Luz' depois de ser reformulado. Concebido desde 2017, o show estava prestes a estrear no início de 2020 quando precisou ser adiado, em razão da pandemia. Nesse processo de espera Rafael revisou todos os elementos, aumentou a pesquisa de faixas e acrescentou a canção de Gilberto Gil que batizou a montagem.

Formado por composições como '20 Anos Blues' (Sueli Costa e Vitor Martins), 'Gás Neon' (Gonzaguinha) e 'Três da Madrugada' (Carlos Pinto e Torquato Neto), o repertório se divide por três caminhos imaginários, como explica Rafael. "O cenário da noite sem dormir e dos sentimentos que nos atravessam é sucedido pelo meu apego à pesquisa musical, que me faz buscar canções esquecidas, para relembrá-las", diz o cantor. "E em meio a esses dois eixos tem a minha história de vida, das minhas próprias noites sem sono", complementa.

A sonoridade do show busca um certo desconforto, que segundo o artista é parte do sentimento contido nas noites insones. "São arranjos que prezam pelo diálogo melódico, pelo silêncio, pela pausa, e trazem tensão no desconforto, como as coisas que nos incomodam em nossos dias", detalha Rafael. O intérprete é acompanhado no palco pelos músicos Bruno Rocha, Suzuno Lélis e Bruno Toca.

Rafael Luiz apresenta 'Balada do Lado Sem Luz'
Domingo (20/11) às 19:00h
Teatro de Bolso do SESIMINAS (Rua Padre Marinho, 60 - Santa Efigênia)
Ingressos a R$ 25 na bilheteria do teatro ou pela plataforma Sympla.