Cultura

Rapper mineira Ynaê lança EP ‘Delírio II’, com influências do trap ao afrobeat

Artista de BH aborda vivências da juventude de periferia em 9 faixas inéditas


Créditos da imagem: Richard Santos/Divulgação
Ynaê destaca que a parceria com diferentes produtores ajudou a criar uma sonoridade única para o EP

Bossuet Alvim

|
06/12/24 às 21:24
compartilhe

A rapper belo-horizontina Ynaê lançou nesta sexta-feira (6) o EP ‘Delírio II’, disponível em todas as plataformas digitais. O registro de estúdio mistura gêneros como trap e afrobeat e traz reflexões sobre a juventude de periferia, além da vivência da artista como mulher preta na Região Norte de Belo Horizonte.

O trabalho dá sequência ao EP ‘Delírio Coletivo’, lançado em 2020, e conta com 9 faixas. A produção é assinada pelos beatmakers mineiros Deprin Zg, Dukorry e ZukaNoBeat.

Participações especiais e versatilidade

Primeiro single do novo trabalho, ‘Reticências…’ tem sample de bolero romântico, com letra que faz referências a Bell Hooks e Adriana Calcanhotto. Já músicas como ‘Viver’ e ‘Praia’ trazem influências do afrobeat e elementos da música latina.

O álbum também conta com a participação da rapper Nabru, artista da Pedreira Prado Lopes, em ‘Trem’ – uma colaboração que reforça a conexão de Ynaê com o rap underground nacional.

Carreira marcada pela pluralidade

Além de rapper, Ynaê é comunicadora, compositora e estudante de jornalismo. Sua trajetória no hip hop começou aos 14 anos, quando se inspirou em eventos de poesia marginal e no movimento Slam Clube da Luta para escrever suas primeiras letras.

A artista ganhou notoriedade com músicas como ‘Neon’, mistura de reggaeton e funk que já ultrapassou 20 mil plays nas plataformas digitais. A canção foi premiada no festival Videoclipe-se, realizado anualmente em BH.

Nos últimos anos, Ynaê participou de eventos como o Festival de Arte Negra, Toca na Favela e Elas na Live, consolidando-se como um nome em ascensão na cena de hip hop da capital mineira.