FecharX

Ricardo Aleixo reflete sobre envelhecimento e criação no projeto Sempre Um Papo

Conversa com Imortal da AML na próxima terça (20) tem entrada gratuita



Créditos da imagem: Patrick Arley/Divulgação
Main ricardo aleixo sempre um papo
Prestes a lançar 21º livro, autor também se prepara para temporada nos EUA como pesquisador convidado da NYU
Redação Sou BH
16/08 às 21:01
Atualizado em 16/08 às 21:01

O projeto Sempre Um Papo recebe o escritor Ricardo Aleixo para uma conversa a partir do tema "Envelhescência e criatividade", nesta terça-feira (20 de agosto), às 19h30, no Teatro da Biblioteca Pública Estadual (Praça da Liberdade, 21 - Savassi). O evento com entrada gratuita, mediado por Afonso Borges, acontece no contexto do lançamento do vigésimo primeiro livro de Aleixo e de sua primeira exposição individual em uma galeria de arte. 

O escritor refletirá junto ao público sobre como o processo de envelhecimento influencia sua produção artística, um assunto que também atravessa suas obras mais recentes. Aleixo, que completará 64 anos em setembro, afirma estar na fase mais produtiva de sua carreira, mesmo após décadas de atuação como poeta, músico, artista visual e ensaísta.

Próximos passos de um imortal

Nascido em 1960, em Belo Horizonte, Ricardo Aleixo é um dos nomes mais importantes da literatura contemporânea brasileira. Seu trabalho transita por diversas linguagens artísticas e tem forte ligação com a cultura afro-brasileira. Autor de 'Pesado demais para a ventania' (2018), 'Modelos Vivos' (2010) e 'Mundo Palavreado' (2013), Aleixo é Imortal da Academia Mineira de Letras e carrega o título de doutor por notório saber pela UFMG desde 2021.

    Leia também: Cia Luna Flamenca apresenta no Sesiminas espetáculo sobre cultura de Minas Gerais 

'Tornei de Luanda um kota', sua próxima publicação, chega ao mercado em breve por parceria entre a editora Impressões de Minas e o selo Lira. Ricardo Aleixo também se prepara para inaugurar a sua primeira exposição individual em uma galeria de arte. Depois disso, o escritor deve partir para uma longa temporada nos EUA, onde atuará como pesquisador visitante do departamento de Performance Studies da NYU/New York University.