Rio das Velhas: alunos vão produzir curta metragem sobre nascente
Projeto Cria Periferia capacita moradores de BH para produção de documentário
O projeto Cria Periferia está capacitando moradores dos bairros Goiânia (região Nordeste) e Serrano (Pampulha), em BH, para a produção de um documentário sobre a nascente do Rio das Velhas e o descaso das autoridades com a preservação do rio. O filme está na fase de pré-produção e as filmagens devem começar em julho.
A coordenadora geral e instrutora do programa, Dalila Pires, diz que esta é uma oportunidade especial. "Tenho certeza de que a produção do documentário será uma experiência memorável na vida de todas as pessoas envolvidas". Daniel de Jesus, 41, que propôs o tema do documentário, terá a oportunidade de dirigir o documentário. "A gente está numa troca muito genuína de informações e conhecimento", disse.
Ao todo, são 42 horas de aulas teóricas, além de atividades práticas para a realização de um documentário de dez minutos. As aulas vão até agosto e a expectativa é que o documentário seja lançado no segundo semestre. Depois de pronto, o filme será exibido em uma pré-estreia gratuita para até 100 pessoas, no Centro Cultural Pampulha, no bairro Urca, em Belo Horizonte. O Cria Periferia é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.