FecharX

Savassi Festival afirma a popularidade do jazz em BH

Em sua 12° edição, evento espera público superior a 12 mil pessoas



Créditos da imagem: Divulgação
Main nivaldo   paulo jabur 2  20140816222453
Músico mineiro Nivaldo Ornelas
Redação Sou BH
20/01/15 às 19:39
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

Por Camila de Ávila jornalista Sou BH

O Savassi Festival chega a 12ª edição e, durante nove dias, entre 16 e 24 de agosto, a região Centro-sul da capital será tomada pelo som do jazz nacional e internacional.  Homenageando o músico mineiro Nivaldo Ornelas, o festival mantém seu objetivo: o intercâmbio e a troca de experiências com artistas e a apresentação de novos talentos. A produção do festival espera um público superior a 12 mil pessoas. 

Shows em teatros, rua, lançamento de álbuns e premières serão as atrações do 12° Savassi Festival que, neste ano, ganhou novos espaços para shows. Além da Fundação de Educação Artística (FEA), Café com Letras, Pátio Savassi, CCCP e Parque Municipal, o festival conta com os palcos do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Cine Theatro Vallourec e o Teatro Bradesco. 

Em comparação a edição passada, serão menos shows realizados nas ruas e mais apresentações com retirada de ingressos. Esta edição não terá o palco da Praça da Liberdade e o espaço de rua, antes em quatro quarteirões da Savassi, agora será em apenas um.

Segundo Bruno Golgher, coordenador e idealizador do festival, captar fundos em ano de Copa do Mundo e eleição foi muito difícil, e isso diminuiu o orçamento. “Este ano e em 2013 tivemos muita dificuldade para captação de fundos para o festival. Mas para 2015 teremos mais recursos, pois aprovamos um edital na Petrobras e poderemos utilizá-lo para o festival do ano que vem” conta.

Mesmo com este problema o objetivo central do festival foi mantido, o de possibilitar o intercâmbio com artistas do cenário internacional. Nesta edição, o convidado foi o trombonista norte-americano Chris Washburne, que é considerado pelo jornal The New York Times um dos maiores da atualidade. O artista já trabalhou com nomes como Tito Puente, David Byrne, Justin Timberlake e Bjork.

Outra novidade que o festival apresentará é a Première com a Orquestra Sinfônica no Grande Teatro do Palácio das Artes, executando composição feita por brasileiros. Rafael Martini, músico mineiro, se juntou ao poeta piauiense Makely Ka e criaram a Suíte Onírica. “O poeta Makely Ka fez uma pesquisa sobre o estudo de Jung acerca dos sonhos e suas representações, a simbologia dos sonhos. Ele criou a poesia para os cinco movimentos da minha música,” contou Martini. A composição tem duração de 40 minutos. A apresentação no Grande Teatro terá também a participação do arranjador, saxofonista e flautista, Nivaldo Ornelas, vencedor do prêmio “Jazz Minas” e homenageado do festival, que vai interpretar a peça “Panorama Contemporâneo Brasileiro".

Novos Talentos do Jazz

Desde 2005 o Savassi Festival promove o concurso Novos Talentos do Jazz. Incialmente com concorrentes brasileiros, porém o concurso cresceu e passou a receber, em 2011, inscrições de artistas internacionais, criando assim duas vertentes da disputa, Local e Global. 

O vencedor da disputa local desta edição foi a banda Sem Receita, que fará show no palco principal do festival (Rua Antônio de Albuquerque, Savassi). “Entramos no concurso sem esperar muito. Quando ganhamos, afirmamos o nosso conceito que é investir em arranjos e no coletivo, e não no talento de cada um,” afirmou Rodrigo Heringer integrante do grupo.

Savassi em Nova Iorque

Pelo segundo ano consecutivo o festival de Jazz da Savassi aterrissa em Nova Iorque, entre os dias 7 e 12 de setembro, levando músicos daqui para mostrarem a beleza da composição instrumental mineira para os gringos. Segundo Bruno Golgher, o objetivo é apresentar para o público internacional a música de Minas. “Não podia levar o jazz feito aqui para Nova Iorque, pois o ritmo é criação dos norte-americanos. Pensando assim, vi que podíamos levar a música instrumental mineira, que é tão rica, para o gringos. Como no ano passado foi um sucesso, acho que esse ano vão gostar também,” afirma.  Você duvida?