FecharX

Seis galerias de arte na Savassi

Conheça os espaços em que se encontra um pouquinho de tudo



Créditos da imagem: Reprodução Facebook
Main urban arts 20141003144253
Urban Arts apresenta novidades de artistas, designs e ilustradores
Redação Sou BH
20/01/15 às 20:12
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

Por Débora Gomes jornalista Sou BH

A arte está em todo lugar e na Savassi não podia ser diferente. Querida pelos belo-horizontinos por seus bares, lojas, brechós e cafeterias, a região esconde também galerias de arte, com quadros, objetos de decoração e pequenos mimos para presentear pessoas queridas.

Que tal fazer um tour por esses espaços? Selecionamos seis galerias que encantam e deixam a Savassi ainda mais colorida:

Fabiano Valente
(Av. Cristóvão Colombo,336)

Em uma construção antiga na avenida Cristóvão Colombo, quadros expostos na varanda chamam atenção de início. Molduras de diferentes texturas e tamanhos também se encontra por lá, além de objetos de decoração como almofadas, abajures, canecas, copos, cofres e outras pequenas utilidades. A casa funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, e aos sábados, de 9h às 13h30.

Mini Galeria
(Av. Cristóvão Colombo, 550 sl. 27)

Idealizada pelas artistas visuais Angelina Camelo e Clara Valente, a Mini Galeria é um espaço independente, criado inicialmente para ser apenas um ateliê. Desde sua inauguração, em 2007, a galeria já recebeu mais de 90 artistas, nacionais e internacionais, em exposições individuais e coletivas. Além das mostras, o espaço proporciona ao visitante projetos criativos e debates sobre arte, focando principalmente na produção de jovens artistas.

Patrícia de Deus
(Rua Fernandes Tourinho, 145)

As prateleiras não escondem: Patrícia de Deus é um espaço dedicado à arte feita em papel. Inaugurada em 2010, a casa seleciona arte, design e artesanato, comercializando produtos exclusivos, sejam nacionais ou importados. Caderninhos, blocos de anotações, cartões para diversas ocasiões e postais: lá, encontra-se um pouquinho de tudo. A galeria funciona de seguna a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h.

Urban Arts
(Rua Sergipe, 1171)

Quadros, pôsteres, adesivos de parede, almofadas, jogos americanos e por aí vai. A Urban Arts é um grande achado para os amantes da arte e para artistas que buscam divulgar suas criações. A casa comercializa trabalhos de artistas, designers e ilustradores de talento, além de apresenta novidades toda semana. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 15h.

Celma Albuquerque Galeria de Arte
(Rua Antônio de Albuquerque, 885)

Fundada em 1998, a casa mantém um calendário regular de exposições, mostrando, principalmente, o trabalho de artistas brasileiros. Com um acervo da colecionadora Celma Albuquerque, fundadora do espaço, e em continuidade com seus filhos, Flávia e Lúcio Albuquerque, a casa abre as portas também para novos artistas, contribuindo para a formação de novas coleções. A galeria funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.

Galeria de Arte AM
(Rua Professor Moraes, 476)

Fundada em 1989, a galeria já recebeu obras de grandes artistas brasileiros, como Amilcar de Castro, Bruno Giorgi, Jorge dos Anjos, dentre outros. A galeria participa de feiras e realiza também exposições coletivas e individuais, se dedicando também a apresentar trabalhos de jovens artistas contemporâneos, além de renomados nomes nacionais e internacionais. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h, às 13h30.