Show de Pitty no Mineirão vai comemorar 20 anos de 'Admirável Chip Novo'
Aniversário do álbum que lançou a baiana na cena nacional inspira turnê de celebração
O show de Pitty marcado para abril no Mineirão será dedicado ao álbum 'Admirável Chip Novo' (2003), que completa 20 anos em maio. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8/2) pela artista, que vai comemorar o aniversário do trabalho com turnê pelo Brasil até o segundo semestre. A divulgação de shows centrados no disco que projetou a baiana para o Brasil mexeu com os fãs, que esperam rever no palco performances próximas às originais para clássicos como 'Teto de Vidro' e 'Máscara', mas também de faixas menos tocadas como 'Do Mesmo Lado' e 'I Wanna Be'.
O álbum de 2003 foi o primeiro trabalho de Pitty como artista principal – o nome artístico da cantora é também o da banda, onde ocupa o posto de vocalista e instrumentista. Antes, ela havia integrado atos musicais da cena underground de Salvador, como baterista da banda Shes em 1998 e no grupo de hardcore Inkoma, onde foi vocal entre 1998 e 2000. Com seis singles e cinco clipes lançados, 'Admirável Chip Novo' é considerado pela maioria do público como a estreia oficial da discografia de Pitty – ainda que o Inkoma tenha chegado a lançar um EP independente e de tiragem limitadíssima, 'Influir' (2000).
Lançado em um período marcado pela forte influência do rock na música pop, o disco abriu portas para a banda e aqueceu o impacto que o rock nacional já exercia sobre a cultura popular da época, levando Pitty da MTV às trilhas sonoras de novela. O álbum tem produção assinada por Rafael Ramos, que à época tinha como cartão de visitas o trabalho de estreia do Los Hermanos (1999). Ele conheceu Pitty na época do Inkoma e ofereceu um espaço para suas composições na Deckdisc, gravadora independente carioca, hoje conhecida apenas por Deck.
A formação original em estúdio para as gravações de 'Amirável Chip Novo' tinha Peu Sousa (1977-2013) na guitarra, Dunga no baixo e Duda Machado na bateria. Liminha, ex-Mutantes, tocou o baixo irretocável de 'Equalize', enquanto a faixa 'Temporal' reuniu participações especiais de Jaques Morelenbaum (violoncelo), Paulinho Moska e Luciano Granja (violões).
O show de Pitty na Esplanada do Mineirão é parte do 2000 Rock Fest, festival dedicado ao rock brasileiro que esteve em evidência no começo do século. O evento reúne ainda CPM 22, Charlie Brown Jr, Detonautas, Di Ferrero e Fresno.
2000 Rock Fest
15/4 de 12h às 00h na Esplanada do Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1101 - Pampulha)
Shows de Pitty, CPM 22, Charlie Brown Jr, Detonautas, Di Ferrero e Fresno
Ingressos em diferentes setores, com preços de R$ 100 (meia-entrada, pista) a R$ 520 (inteira, backstage)
Compras neste link