Cultura

Sinfônica de Minas volta aos clássicos das trilhas sonoras em ‘Música de Cinema’

Orquestra interpreta faixas de filmes como 'Star Wars' com sessões em BH e Nova Lima


Créditos da imagem: Paulo Lacerda/Divulgação
Concerto revisita temas de filmes aclamados pelo público, em lista que inclui 'Harry Potter', 'Vingadores' e animações da Disney

Redação Sou BH

|
21/08/24 às 19:13
compartilhe

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) volta a apresentar o concerto ‘Música de Cinema’, que celebra trilhas sonoras consagradas de filmes e séries. O espetáculo retorna ao palco em BH nos dias 27 e 28 de agosto (terça e quarta-feira), no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro), e também ganha sessão gratuita em Nova Lima no dia 29 (quinta-feira). 

Sob a regência de André Brant, a orquestra promete transportar o público para momentos inesquecíveis da sétima arte, com músicas de clássicos hollywoodianos como ‘Harry Potter’ e ‘Star Wars’, além de canções que marcaram títulos populares da TV, como a série ‘The Walking Dead’. 

Ingressos para BH e Nova Lima

As sessões para ‘Música de Cinema’ no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes ocorrem às 20h, com ingressos que variam de R$ 15 (meia-entrada) a R$ 30 (inteira). As entradas estão à venda pela internet e na bilheteria do teatro. 

    Veja também: Buena Vista Soul, Jazz & Blues Festival ocupa Savassi com shows gratuitos 

Já o concerto em Nova Lima será no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, às 19h, com entrada gratuita, sendo necessário retirar os ingressos uma hora antes do evento na bilheteria do local.

Para encantar diferentes gerações

O maestro André Brant, regente assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, destaca que o repertório foi cuidadosamente selecionado para agradar a um público diversificado, tanto em idade quanto em preferências de gênero cinematográfico.

“Dessa vez, decidimos fazer um programa mais diversificado. Vamos ter algumas trilhas sonoras de desenhos da Disney, de séries famosas, como ‘The Big Bang Theory’ e ‘The Walking Dead’. Nós apresentaremos também trilhas de super-heróis, que é o caso de Super-Homem e Batman. E haverá uma homenagem ao grande compositor Ennio Morricone, com trilhas sonoras de dois filmes nos quais ele trabalhou”, antecipa Brant.

Bloco de tributo a John Williams traz faixas de ‘Star Wars’,  ‘A Lista de Schindler’, ‘Super-Homem’  e ‘Harry Potter’

John Williams em destaque

Além das músicas consagradas, o concerto trará também algumas inovações. Entre os destaques há a interpretação de ‘Interestelar’, com arranjo encomendado especialmente para a ocasião, e um bloco em homenagem a um dos maiores compositores de Hollywood. 

“Não vamos deixar de homenagear John Williams, que é, talvez, o maior compositor de trilhas sonoras, então, além da ‘Marcha do Super-Homem’, de autoria dele, haverá trechos de obras de ‘Harry Potter’, ‘Star Wars’ e ‘A Lista de Schindler’. O concerto vai atender ao gosto de um público diverso. Praticamente todas as trilhas são muito conhecidas, então com certeza os espectadores vão gostar bastante”, comenta o maestro.

Participações especiais no palco e nos arranjos

O evento contará com a participação especial da soprano Raquel Carneiro e do spalla Alexandre Kanji, que trarão ainda mais emoção ao repertório. Os arranjos que a OSMG interpreta em ‘Música de Cinema’ também são fruto de colaborações com artistas de outras partes do país. 

“Nós tivemos que procurar arranjadores no Brasil inteiro. Por exemplo, nós encomendamos ao Mateus Araújo o arranjo de ‘Interestelar’, que é um filme muito famoso lançado nos últimos anos, cuja trilha sonora é tocada, hoje em dia, até em casamentos. Então, esse foi o grande desafio: para fazer um concerto mais interessante e variado, a gente teve que rodar o Brasil em busca desse material”, observa o maestro Brant.

Programa do concerto ‘Música de Cinema’

Alfred Newman – ‘Fox Fanfare’ (arr. Mateus Araújo)
Fernando Morais – ‘Abertura Disney’
Alan Menken – ‘A Bela e a Fera’ (arr. Alexandre Brasolim) / solo Raquel Carneiro
Ennio Morricone – ‘Cinema Paradiso’ (arr. Mateus Araújo) / solo Raquel Carneiro
Ennio Morricone – ‘3 Homens em Conflito’ (arr. Mateus Araújo)
Alan Silvestri – ‘Vingadores’ (arr. Fellip Matheus)
Danny Elfman – ‘Batman’ (arr. Alexandre Brasolim)
John Williams – ‘Marcha do Super-Homem’
Bear McCreary – ‘The Walking Dead’ (arr. Alexandre Brasolim)
Ed Robertson – ‘The Big Bang Theory’ (arr. Bisa Jr)
John Williams – ‘A Lista de Schindler’ / solista: Alexandre Kanji
John Williams – ‘Tema do Hedwig’ (Harry Potter)
John Williams – ‘Nimbus 2000’ (Harry Potter)
Hans Zimmer – ‘Interstellar’ (arr. Mateus Araújo)
John Williams – ‘Tema do Yoda’ (‘Star Wars’)
John Williams – ‘Tema do Darth Vader’ (‘Star Wars’)