FecharX

Somos Comunidade se transforma em programa de cultura e educação

Idealizado pelo Instituto Unimed-BH, programa passa a ter uma participação cada vez maior dos moradores da Comunidade do Morro das Pedras



Créditos da imagem: Bendita
Main  bendita destaque
Redação
03/12/20 às 14:19
Atualizado em 03/12/20 às 14:19

O projeto Somos Comunidade, idealizado pelo Instituto Unimed-BH e produzido pela Coreto Cultural, ganhou nova fase em 2020, passando a ter uma participação cada vez maior dos moradores da Comunidade do Morro das Pedras. Adotando o formato híbrido, o Somos Comunidade vai mesclar intervenções artísticas presenciais ao lado de intervenções virtuais, buscando um modelo de expressão mais acessível, democrático e sintonizado com as necessidades do momento. 

 

A partir das soluções propostas pela própria comunidade, o programa, que teve início em setembro e será finalizado em junho de 2021, proporcionará uma série de cursos e oficinas de formação e capacitação, privilegiando os temas de interesse levantados pelos representantes do Morro das Pedras e com formatos e métodos acessíveis e facilitados. A intenção é oferecer conteúdos formativos e diversificados, que atrelados ao empreendedorismo cultural criativo buscam ampliar as possibilidades de inserção dos empreendedores comunitários no mercado de trabalho e auxiliá-los nas suas jornadas de criação e consolidação de negócios. 

 

Etapas do programa

 

O Programa Somos Comunidade será desenvolvido em cinco etapas: Mapa Afetivo, HackaCom, Formação, E-Festival e Morro Talks. 

 

Mapa Afetivo 

A primeira, Mapa Afetivo, que já está em andamento, contempla um processo de escuta com representantes da Comunidade Morro das Pedras, a fim de captar e sistematizar a visão deles em relação ao morro e suas potências criativas, além de elencar elementos de identidade, histórias e casos. 

 

O Mapa Afetivo do Morro das Pedras foi criado para apoiar o programa e o desenvolvimento de um processo mais participativo com os moradores. Foram realizadas entrevistas divididas em três grupos:  idosos - para registro da história do Morro das Pedras e sua evolução; jovens - para compreender os sonhos e a afetividade que constroem, hoje, a futura história da comunidade; e empreendedores e profissionais da economia criativa - para entender a relação da comunidade com as manifestações artísticas que a compõem e os projetos de vida das pessoas que empreendem no local. Veja os vídeos dessa etapa no link.

 

HackaCom

A etapa seguinte irá apresentar um aprofundamento desse mapeamento, por meio de uma dinâmica colaborativa com agentes culturais do Morro das Pedras, intitulada HackaCom, uma espécie de gincana coletiva para o levantamento de informações e proposição de soluções que visem estimular o empreendedorismo criativo na Comunidade.

 

Formação

A terceira etapa será de formação, com a oferta gratuita de cursos de curta duração para agentes culturais, técnicos e artistas da comunidade, com o objetivo de fornecer capacitação e aprofundamento em temas vinculados à cadeia produtiva da cultura e que colaborem com o fortalecimento dos empreendimentos criativos do Morro das Pedras. Os cursos terão vagas limitadas e serão realizados em formato on-line e, também, presencial, conforme demandas e possibilidades dos participantes.

 

E-Festival

Os resultados, ideias e talentos identificados nas três primeiras etapas servirão de insumo para criação e produção de um festival híbrido, com intervenções artísticas gravadas, produzidas em locações icônicas da cidade e da comunidade Morro das Pedras, que serão compartilhadas com a sociedade por meio de plataformas digitais. O festival contará, ainda, com a participação de outros artistas, coletivos e grupos da cidade de Belo Horizonte, profissionais e amadores, proporcionando um intercâmbio artístico rico e frutífero com os alunos da Escola das Artes. A nova montagem, com direção geral de Lílian Nunes, tem direção musical do violonista Gilvan de Oliveira e direção de cena de Inês Amaral, diretora e bailarina do Grupo Camaleão. 

 

Morro Talks

Após o festival, o Programa Somos Comunidade encerra com a quinta e última etapa. Em formato de palestras comunitárias, o Morro Talks tem o objetivo de incentivar profissionais, empreendedores e jovens do Morro das Pedras, participantes do programa, a compartilhar suas experiências e aprendizados com outros moradores.



 

O Somos Comunidade

O Somos Comunidade é a evolução do Festival Cultural Instituto Unimed-BH, realizado desde 2012, e que levou centenas de crianças e jovens do Morro das Pedras para a apresentação de um espetáculo anual nos melhores palcos e teatros da cidade. Sua trajetória está intimamente ligada à identidade do Morro das Pedras, nascida a partir da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, projeto realizado pelo Instituto, desde 2007 que conta com a parceria da Escola Municipal Hugo Werneck e a coordenação do Núcleo Artístico de Dança/Camaleão Cia de Dança e o Grupo Cultural Arautos do Gueto. 

 

Mais do que promover um momento de destaque para seus alunos e formação, o projeto busca proporcionar uma vivência de valorização dos alunos e estimular a melhoria da autoestima e o empoderamento das crianças e jovens. O Festival conta ainda em seu elenco com outros grupos de projetos realizados ou patrocinados pelo Instituto Unimed-BH, como Coral Unimed-BH, Bloco Saúde, Orquestra Sinfônica de Betim, Sociedade do Riso e Dança a Dois.