Cultura

Teuda Bara estrela ‘Luta’, baseado na própria biografia, com sessão em BH

Espetáculo tem apresentação única na capital em 18 de outubro (sexta-feira)


Créditos da imagem: Luiza Palhares/Divulgação
Atriz veterana e ícone do teatro mineiro ressignifica passagens de sua vida em montagem que se confunde com mitos e reinvenções

Redação Sou BH

|
04/10/24 às 14:35
compartilhe

Uma das fundadoras do Grupo Galpão e referência das artes cênicas em Minas, a atriz Teuda Bara sobe ao palco do Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia) no próximo dia 18 de outubro (sexta-feira), para apresentar o espetáculo ‘Luta’, baseado em sua própria jornada. A peça, com direção e dramaturgia de Cléo Magalhães, João Santos e Marina Viana, é uma visão ficcional inspirada nas memórias e na trajetória pessoal da atriz. A apresentação faz parte do Festival SESI em Cena e começa às 20h, com ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), disponíveis pelo Sympla.

Uma trajetória de luta, mitos e resistência

Com mais de 40 anos de carreira, Teuda Bara usa a montagem como um espaço para revisitar momentos marcantes de sua vida pessoal e profissional, em versões ressignificadas e, por vezes, subvertidas. No espetáculo, a atriz transforma o palco em um ringue, onde, entre histórias e imagens, explora a luta como metáfora para o teatro e para a própria vida. A dramaturgia, assinada em conjunto pelos diretores, busca reimaginar estas memórias, com um olhar novo sobre os episódios vividos pela veterana.

    Veja também: Espetáculo de dança ‘Passos e Cantos do Brasil’ desembarca em BH 

O espetáculo ‘Luta’ surge também de uma longa parceria entre Teuda Bara e o jornalista e dramaturgo João Santos, que assina a biografia da atriz ‘Teuda Bara: Comunista demais para ser Chacrete’. Em cena, Teuda dialoga com figuras históricas do Brasil, como Getúlio Vargas, Chacrinha e Nossa Senhora do Rosário, numa narrativa que se entrelaça com a própria história do teatro brasileiro.

Parcerias de criação

Além de João Santos, a direção e dramaturgia contam com a colaboração de Cléo Magalhães e Marina Viana, figuras de destaque no teatro mineiro. O espetáculo traz ainda uma equipe técnica robusta, com nomes como Fabiano Lanna no Vídeo Mapping e Beatriz Radicchi na produção. ‘Luta’ é, assim, o resultado de uma criação coletiva, em que Teuda, mesmo sozinha no palco, compartilha essa batalha com seus diretores e a própria plateia.