FecharX

Tradicional 'Festival da Vida' ganha sua primeira edição virtual

Buscando valorizar a cultura local, evento é gratuito e terá oficinas de arte e apresentações musicais



Créditos da imagem: Matheus Goulart
Main matheus goulart
Diretamente de Bichinho, distrito de Prados, a 'Oficina de Agosto', com Toti Bech, vai expor técnicas e os materiais utilizados para a confecção de quadros, móveis e objetos de decoração feitos em trabalho junto à comunidade local, enraizados na cultura brasileira
Redação Sou BH
07/05/21 às 13:41
Atualizado em 07/05/21 às 13:43

Começa nesta sexta (7), e segue até a próxima quinta (13), o tradicional 'Festival da Vida', que, neste ano, será virtual e gratuito, com oficinas de arte e apresentações musicais. Buscando valorizar a cultura local, esta edição do evento acontece em Mariana, na região Central de Minas, e a abertura é com a apresentação "Flauta Transversal", com Karolaine Maria da Silva. A organização do evento, seguindo uma orientação da Prefeitura de Mariana, não informou o horário de início do show para evitar possíveis aglomerações na cidade. Após o evento, a apresentação ficará disponível no Youtube do Festival da Vida.

No sábado (8), também sem horário informado,  Anor Luciano Jr e Fred Natalino vão se apresentar no show "Trompete e Teclado". Fechando a programação musical, Gustavo Mariano Sampaio faz a performance "Saxofone Tenor", no domingo, novamente sem horário de início divulgado.

A partir de segunda (10), começa a programação de oficinas, sempre às 10h. Diretamente de Bichinho, distrito de Prados, a 'Oficina de Agosto', com Toti Bech, vai expor técnicas e os materiais utilizados para a confecção de quadros, móveis e objetos de decoração feitos em trabalho junto à comunidade local, enraizados na cultura brasileira. 

Na terça (11), Léo Piló vai dar uma visão geral sobre a o papel que o lixo tem na vida das pessoas, e a sua ressignificação necessária nos dias de hoje, na 'Oficina - Reciclagem e Reutilização'. Na prática, o artista também vai apresentar cinco formas de reutilização de objetos, para que eles não sejam descartados. 

Na quarta (12), no módulo avançado da mesma oficina do dia anterior, 'Reciclagem e Reutilização', o artista Léo Piló vai investir nas técnicas de reciclagem, criando mais cinco novos objetos a partir do lixo, sempre com o passo a passo para que o público possa fazer em casa. 

Fechando a programação de oficinas, na quinta (13),  Matheus Goulart vai relatar sua improvável trajetória no mundo da arte contemporânea,  mesclando sua vida com sua arte, oferecendo relatos de técnicas e referências de suas obras, na 'Oficina Acredite é Possível'. O intuito é fazer uma viagem por lugares onde o artista esteve ou por momentos marcantes de sua vida, mostrando que a arte está ao alcance de todos. 

Já são 23 edições do 'Festival da Vida' realizadas, 16 anos de festival, 5 cidades beneficiadas, cerca de 1,1 milhão de espectadores e 132 bandas nacionais em 600 dias de evento. O festival, que tem realização da New view Entretenimento e Comunicação e apoio financeiro do Estado de Minas Gerais através do Programa Aldir Blanc Bahia (via Lei Aldir Blanc), direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal, será transmitido pelo site www.festivaldavida.com.br e pelo canal do Youtube do festival, e divulgado nas redes sociais do projeto.