FecharX

Últimos dias para conferir a exposição 'Nasci de nOvo', no MAO

Mostra reúne trabalhos inéditos que traduzem as dores, fracassos, medos, inseguranças, frustrações e outras ignições do universo feminino



Créditos da imagem: Érica Lorentz
Main erica lorentz   pegapacapa%cc%81   exposic%cc%a7a%cc%83o nasci de novo 1
“Nasci de nOvo” usa a arte como um lugar para ressignificar os traumas e se refazer para escrever novas páginas
Redação Sou BH
23/01/22 às 09:41
Atualizado em 23/01/22 às 09:41

A exposição “Nasci de nOvo”, da artista mineira Érica Lorentz, chega aos últimos dias em cartaz no Museu de Arte e Ofícios (MAO), podendo ser visitada até sábado (29). A mostra reúne cerca de 30 trabalhos inéditos que traduzem as dores, fracassos, medos, inseguranças, frustrações e outras ignições do universo feminino. Entre as obras, está o trabalho “pegapacapá”, em que a artista propõe uma reflexão sobre a necessidade do diálogo. “Neste trabalho eu falo especificamente de relações falidas. O jeito mineirês de falar pega pra capar. Expressão que significa confusão, briga, situação difícil, problema”, explica Lorentz.

A mostra tem curadoria de Esther Mourão (Ticha) e reúne fotografias, aquarelas, colagens, pintura de acrílica em tela, assamblage, objetos e impressão digital, que imprimem as vivências de Érica Lorentz e provocam no observador uma autocrítica. Na definição de Érica, “Nasci de nOvo” usa a arte como um lugar para ressignificar os traumas e se refazer para escrever novas páginas. “Objetos sem utilidade e dores camufladas me serviram de inspiração. A boneca Barbie, que antes era símbolo de perfeição inatingível, agora se transforma em sinônimo de liberdade e maturidade. Está tudo impresso em cada obra, em cada pintura, desenho, escultura, bordado, poema e dança. Com tudo passado a limpo comigo mesma, ressignificando e transformando, me refaço, de novo e uma nova página posso escrever”, define.

Serviço
Exposição "Nasci de nOvo"
Até 29 de janeiro, de quarta a sexta-feira, das 11h às 16h, e aos sábados, das 09h às 17h
Museu de Arte e Ofícios, Praça Rui Barbosa (praça da estação), 600 - Centro, Belo Horizonte
Entrada gratuita