FecharX

Um passeio pela obra de Stanley Kubrick

Mostra em cartaz no Cine Humberto Mauro tem maratona de 35 horas de filmes do diretor de “Laranja Mecânica” e “O Iluminado”



Créditos da imagem: Divulgação
Main cinema stanleykubrick 20140804224351
Obra de Stanley Kubrick
Redação Sou BH
04/08/14 às 22:44
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

Durante o mês de agosto, o Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro) recebe a mostra “Stanley Kubrick – De Olhos Bem Abertos”. Com entrada gratuita, a programação inclui 13 longas-metragens, três curtas e um documentário, dirigido por Jan Harlan, sobre a vida do cineasta. Para abertura da mostra, o cinema recebe também uma maratona de 35 horas, exibindo todas as obras de Kubrick em sequência cronológica.

Considerado um dos mais importantes diretores de todos os tempos, Kubrick começou sua carreira aos 17 anos, como fotógrafo e, aos 22, dirigiu seu primeiro curta. Conhecido principalmente pela sua originalidade e persistência, aliadas a técnicas visuais que sempre influenciaram seus trabalhos, Kubrick dirigiu 16 filmes, sendo “O Grande Golpe”, “2001 – Uma Odisséia no Espaço”, “Laranja Mecânica” e “O Iluminado”, alguns dos mais marcantes.

“De Olhos Bem Fechados”, seu último longa e filme que inspira o nome da mostra, foi lançado em 1999 logo após sua morte, com Tom Cruise e Nicole Kidman como protagonistas. Diferentemente dos outros trabalhos do cineasta, o filme não agradou à crítica e foi recebido friamente pelo público.

Na maratona, o Cine Humberto Mauro exibe toda a obra de Kubrick, começando às 14h de sexta-feira (8) com “O Grande Golpe Militar”, de 1956. Haverá exibições também nos Jardins Internos do Palácio das Artes, além de café da manhã especial para quem assistir ao longa “O Iluminado”, dentro do Cine Humberto Mauro.