Vander Lee é homenageado pela Orquestra Ouro Preto em novo álbum
Registro com filha e irmão do cantor nos vocais revisita 'No Balanço do Balaio'
Um dos grandes músicos mineiros de sua geração, Vander Lee (1966-2016) é homenageado pela Orquestra Ouro Preto (OOP) com o lançamento de um álbum, disponível nas plataformas digitais desde o último fim de semana. O disco 'Orquestra Ouro Preto: Vander Lee' (2024) traz interpretações dos músicos da OOP, sob regência do maestro Rodrigo Toffolo, para as canções do álbum 'No Balanço do Balaio' (1999). Laura Catarina e Marcos Catarina, filha e irmão do cantor, dão voz às faixas do tributo.
Segundo registro na discografia de Vander Lee – após um álbum de estreia autointitulado lançado em 1997 – 'No Balanço do Balaio' ajudou a consolidar o cantor e compositor belo-horizontino na cena nacional da MPB. No trabalho inspirado pela pluralidade de histórias e movimentos contidas em um ônibus cheio, a capital mineira é refletida em nuances e detalhes pelas criações autorais do artista, que incluem faixas como 'Galo e Cruzeiro', 'Passional' e 'Tô em Liquidação'.
Laura Catarina dá voz a composições lançadas pelo pai quando ela ainda era uma criança, há 25 anos
"'No Balanço do Balaio' é um álbum de uma diversidade rítmica incomparável. Além de sua beleza singular, o disco é uma celebração da mineiridade, capturando o cotidiano de Belo Horizonte em uma poesia sensível, intensa e profundamente enraizada na cultura popular. Vander Lee demonstrava uma intimidade única com sua cidade e cultura, trazendo à tona uma musicalidade genuinamente brasileira", observa o Maestro Rodrigo Toffolo.
Filha e irmão integram homenagem
Presentes no disco, Laura Catarina e Marcos Catarina já colaboraram com a OOP em ocasiões anteriores, como no concerto em tributo a Vander Lee realizado pela orquestra em 2021. A filha de Vander Lee ressalta que os novos arranjos de cordas, aplicados às composições do artista mineiro, são a realização de um sonho antigo do cantor e compositor.
"Sempre me encantei com a potência musical da Orquestra, sua grandiosidade sonora. Meu pai nutria o desejo de ouvir suas composições com arranjos de cordas, um sonho que não pôde realizar em vida. Portanto, considero uma verdadeira honra representá-lo neste feito e ver esse encontro eternizado", destaca Laura.
Maestro Rodrigo Toffolo e Marcos Catarina: colaboração de longa data entre família de Vander Lee e a OOP
Para Marcos Catarina, o encontro musical entre a obra de Vander Lee e a Orquestra Ouro Preto é representa a extensão da diversidade que a música brasileira alcança, além de ajudar a fortalecer a ideia de que a música não tem fronteiras. "Ela pode misturar temporalidades diferentes, classes sociais distintas, pessoas diversas, de maneira muito democrática. Desde que tenha beleza, que tenha alegria e amor", comenta o irmão de Vander Lee.