No ano passado, mais de 9 milhões de turistas foram conferir as atrações culturais de Minas Gerais
No ano passado, Minas Gerais recebeu mais de 32 milhões visitantes no estado, se consolidando como líder do turismo no Brasil pelo segundo ano consecutivo. Além das paisagens e da gastronomia local, o destino também é muito procurado pelas atrações culturais, que incluem museus, mostras de cinema e festivais literários.
Em Belo Horizonte, só o Circuito Liberdade atraiu cerca de 7,4 milhões de visitantes em 2024, apresentando crescimento em relação ao ano anterior, quando atraiu 7 milhões de pessoas. O local conta com 22 espaços culturais e é sede de atividades educativas, exposições contemporâneas, arquivos públicos e centros de arte.
Já o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH), recebeu um público de mais de 1 milhão de pessoas. As exposições “Tesouros Ancestrais do Peru”, “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira” e “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”, foram destaque e receberam 200 mil, 180 mil e 135 mil pessoas, respectivamente.
Na Casa Fiat de Cultura, 53 mil pessoas prestigiaram a exposição “Arte Brasileira: A Coleção do MAP”, enquanto “Pancetti: o mar quando quebra na praia…” e “Pimpa na Casa Fiat de Cultura” receberam, respectivamente, 43 mil e 52 mil visitantes.
No Palácio das Artes, mais de 315 mil pessoas compareceram aos 2 mil eventos realizados no ano passado, enquanto no Palácio da Liberdade, foram aproximadamente 250 mil turistas.
Leia também:
Somente em dezembro, quando a Praça da Liberdade foi decorada para o Natal, cerca de 1,5 milhão de pessoas foram conferir o espaço. No mês passado, o evento celebrou as tradições natalinas com um toque da identidade cultural de Minas Gerais. A programação, que ocorreu entre os dias 30 de novembro e 6 de janeiro, contou com atrações gratuitas para toda a família.
O Sistema Estadual de Museus, composto por 479 equipamentos localizados nas mais diversas regiões de Minas, contabilizaram 2,3 milhões de turistas em 2024. Um dos espaços mais visitados foi o famoso Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, que chegou ao número histórico de 347 mil visitantes, o maior desde a sua inauguração em 1944.