FecharX

'Viramundo': obra de Fernando Sabino vira ópera inédita e com sotaque mineiro

Personagem do romance 'O Grande Mentecapto' protagoniza cinco histórias breves em espetáculo lírico



Créditos da imagem: Paulo Lacerda/Divulgação
Main viramundo   uma %c3%93pera contempor%c3%a2nea   cr%c3%a9ditos paulo lacerda  1
Espetáculo é formado por cinco óperas breves, que contam histórias separadas com diferentes estéticas e estilos musicais
Redação Sou BH
13/12/22 às 08:54
Atualizado em 13/12/22 às 08:54

Cinco óperas breves, inspiradas na obra de Fernando Sabino, chegam ao palco do Palácio das Artes em 21 e 22/12 reunidas no espetáculo 'Viramundo - Uma Ópera Contemporânea'. Humor, tragédia e até carnaval são caminhos cênicos escolhidos para contar as desventuras de Geraldo Viramundo, o Dom Quixote mineiro eternizado no livro 'O Grande Mentecapto'. As montagens baseadas no romance foram elaboradas em ateliê promovido pela Fundação Clóvis Salgado, com a intenção de formar novos criadores brasileiros em ópera. 

Cada história é contada em cerca de 10 minutos sob estilo e estética particulares, em uma abordagem pessoal sobre o personagem. "Os autores tocam em questões importantes a serem discutidas, como a própria temática central do livro 'O Grande Mentecapto', que aborda a história desse sujeito malvisto pela sociedade. Isso está presente em todas as cinco óperas, cada uma à sua maneira", adianta Rita Clemente, diretora cênica do espetáculo.

A intenção é que o espetáculo funcione como porta de entrada para um novo público no mundo da ópera, ao mesmo tempo em que procura acertar em cheio na preferência de quem já é apaixonado por esse tipo de arte. "Nessa montagem, nós mantivemos os princípios tradicionais da ópera, ou seja, Orquestra Sinfônica no fosso, Coral Lírico no palco, as melhores vozes líricas de Minas e do Brasil. Então, o público tradicional que gosta dessa mistura de teatro e música, de vozes líricas, também será contemplado, a partir de uma grande homenagem à mineiridade", comenta o maestro Gabriel Rhein-Schirato, que assina a direção musical de 'Viramundo' e foi curador do ateliê de criação em ópera. 

Rhein-Schirato rege músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais na produção, que ainda conta com artistas do Coral Lírico de Minas Gerais. Entre os solistas convidados, estão cantores consagrados tanto de Minas Gerais como de outros estados, como os tenores Flávio Leite, Giovanni Tristacci e Lucas Damasceno, o baixo Stephen Bronk e as sopranos Annelise Cavalcanti, Daiana Melo e Sylvia Klein, entre outras grandes vozes.

Serviço
Viramundo - Uma Ópera Contemporânea
21/12 e 22/12 (quarta e quinta-feira), às 20h no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro)
Ingressos a R$50 (inteira) e R$25 (meia-entrada), disponíveis na bilheteria do Palácio das Artes ou pelo site.
Mais informações: (31) 3236-7400