'Salão do Livro' chega a BH em agosto

Evento será entre os dias 9 e 18 de agosto, na Serraria Souza Pinto

Créditos da imagem: SXC Photo
SXC Photo
Redação Sou BH
12/08/14 às 19:19
Atualizado em 01/02/19 às 19:37

Belo Horizonte sedia pela segunda vez, entre os dias 9 e 18 de agosto, um dos principais eventos literários nacionais que promove a democratização do acesso de crianças e adolescentes ao universo do livro: o 2° Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais. Uma programação variada formada por lançamentos, palestras, debates, narração de histórias, teatros, shows, cinema entre tantas outras atividades promete atrair grande público para a Serraria Souza Pinto.

Com o objetivo de reforçar a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura nesta idade, o evento pretende alcançar cada vez mais o público de crianças e jovens com interesse pela leitura. A ideia é também promover uma discussão acerca do assunto abordando aspectos da leitura sob o foco da literatura para este público. Na oportunidade, memórias, polêmicas e os diálogos literários serão trazidos em diversas formas, desde palestras a espetáculos teatrais.

O 2º Salão do Livro Infantil oferecerá uma programação cultural/literária vasta para todos os públicos. Crianças e educadores terão a chance de participar diariamente de oficinas com competentes profissionais do mercado. Os educadores também terão acesso às palestras e mesas de debate sobre temas de grande interesse, relacionados à promoção do livro e da leitura. As crianças ainda vão se divertir e conhecer melhor o mundo das histórias por meio de espetáculos de artes cênicas. Serão mais de cinco apresentações diárias ao longo de 10 dias.

Continua depois da publicidade

Minas Gerais

Segundo pesquisa do IBOPE, realizada em 2011 e 2012, Minas Gerais é o estado brasileiro com maior índice de leitura. Na pesquisa, 41% dos mais de 20 mil entrevistados disseram ter lido pelo menos um livro nos últimos 30 dias. Outro dado também importante é o fato de Minas possuir o maior número de escolas estaduais com bibliotecas. Cerca de 90% das escolas estaduais estão contempladas.