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Aplicativo de caronas mineiro colabora para o meio ambiente e mobilidade urbana

Com o apoio do Sebrae Minas, startup deu um salto em inovação



Créditos da imagem: Divulgação
Main 151635 aplicativo zumpy
Redação Sou BH
25/05/18 às 20:49
Atualizado em 11/02/19 às 19:43

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Há pouco mais de três anos, o arquiteto urbanista André Andrade era mais um motorista em meio a milhares que enfrentam diariamente o trânsito caótico das grandes cidades. O ir e vir de casa para o trabalho, em Belo Horizonte, era um problema com o qual ele convivia a duras penas. Um encontro casual com uma vizinha, contudo, o incentivou a mudar aquela realidade. “Ela fazia o mesmo trajeto que o meu todos os dias, em horários compatíveis, mas cada um de nós usava seu próprio carro nesse percurso e, o pior, sozinhos”, lembra.

Ele constatou que, assim como ele e sua vizinha, milhares de pessoas poderiam compartilhar seus carros, reduzindo significativamente o número de veículos nos centros urbanos. O incômodo se transformou em atitude empreendedora, dando origem à Zumpy, que, hoje, é a maior plataforma de caronas solidárias do Brasil. A empresa tem 120 mil usuários cadastrados em 1,8 mil municípios brasileiros. Exibe a marca de mais de 470 mil caronas desde 2015, um movimento que evitou a emissão de 4,8 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

A Zumpy é um exemplo clássico de startup inovadora, que cresceu de forma rápida, no embalo das tecnologias digitais. A empresa opera com uma equipe de cinco profissionais totalmente dedicados ao projeto, além de outras duas pessoas que trabalham remotamente. “Existe a possibilidade de internacionalizar nossa plataforma ainda este ano”, informa André.

O crescimento rápido tem por trás um amplo trabalho de planejamento e gestão. “Há três anos participamos de um curso de inovação e empreendedorismo promovido pela Universidade de Stanford, com o apoio do Sebrae Minas, da Fumsoft e do BDMG. Nosso projeto foi um dos selecionados e recebemos 90 mil reais para acelerar a plataforma”, conta o empresário.

Custos compartilhados

Lançado em agosto de 2015, o Zumpy já está em sua terceira versão. A mudança mais significativa ocorreu em meados do ano seguinte, quando a empresa reformulou seu modelo de negócio. “Melhoramos muito a interface do aplicativo original com o aporte oferecido pelo Sebrae Minas”, diz André. A startup participou do programa de consultoria tecnológica da instituição, o Sebraetec, para aprimorar a solução e construir a estratégia de marca do negócio. “Adicionamos muitas ferramentas ao aplicativo, possibilitando ao usuário organizar caronas entre grupos moderados e grupos empresariais ou ainda com amigos do Facebook”, comenta.

No final do ano passado, a empresa deu um novo salto tecnológico. “Lançamos uma terceira versão do aplicativo, que permite o compartilhamento de despesas do transporte”, informa o empresário.  Os usuários podem dividir os custos da carona. O pagamento é feito por meio de cartão de crédito, no próprio aplicativo.  Os créditos obtidos com as caronas podem ser utilizados na compra de combustível e até para pagar o IPVA. 

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