FecharX

Aproveite as férias para se capacitar e trazer novidades para os negócios

Empreendedores aproveitam parte do tempo livre para aprender novas técnicas e metodologias



Créditos da imagem: Marina Moreira/Sou BH
Main 175156 f%c3%a9rias pra se capacitar
Redação Sou BH
10/01/19 às 21:53
Atualizado em 01/02/19 às 19:01

Férias é tempo de descansar, recarregar as energias... e estudar! Todo bom empreendedor sabe que o mercado é dinâmico e exige preparo constante. Quem quer se destacar não pode perder tempo, e aproveita os períodos mais livres para se capacitar e aprimorar técnicas que farão toda a diferença no negócio.

No comércio, por exemplo, janeiro é um mês de calmaria em relação ao anterior, marcado pelo corre-corre das vendas de Natal. É também a hora perfeita para elaborar planejamentos, ajustar os planos e traçar novos rumos. Segundo o analista do Sebrae Minas, Jonas Bovolenta, as capacitações podem ajudar a atingir essas metas.

“Assim como na vida pessoal, nós aproveitamos a passagem de ano para estabelecer outros objetivos, os gestores precisam partir para o aprendizado de novos conceitos e metodologias”, afirma. Gestão de fluxo de caixa, reavaliação dos métodos de precificação, atualização de tendências de redes sociais e marketing digital são alguns exemplos de cursos úteis para fazer de forma presencial ou a distância. O importante é se dedicar no tempo estabelecido.

Ambiente adequado

Empresária, jornalista e consultora de imagem e estilo, Patrícia Marques ministra treinamentos na área, e confirma um aumento considerável da demanda entre dezembro e fevereiro, e nos meses de junho e julho.

Para cumprir a oferta de cursos voltados para empreendedores, como formação em consultoria de imagem, ela escolheu o Espaço Sou BH, por considerá-lo um coworking moderno e ultraconectado. “Promovo transmissões on-line com os alunos sem interferências externas ou problemas de conexão. Quando preciso de mais privacidade, utilizo a sala de conference call, ideal para isso. Os alunos gostam do ambiente, acham atraente e fora dos padrões convencionais dos escritórios”, conta.

Nos meses mais tranquilos, Patrícia tira férias e aproveita para investir no próprio conhecimento, também no Espaço, com cursos a distância. Recentemente, ela fez duas especializações on-line (em metodologia de ensino na educação superior e em jornalismo de moda) e estudou gestão de redes sociais voltadas para negócios de moda, técnicas para montagem de mala inteligente, e temas de empreendedorismo.

Dicas

Várias instituições de ensino oferecem cursos para administradores, gestores e demais profissionais interessados em adquirir novos conhecimentos para agregar aos negócios. O Sebrae Minas, por exemplo, abre, todos os meses, dezenas de capacitações presenciais e a distância. Em Janeiro, boas opções são Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais e Liderança; Empreendedorismo em Ação; Planeje-se Para o Comércio Eletrônico; e Gestão Financeira.

Na área de marketing digital, a Rock Content e a Hubspot têm certificações gratuitas e pagas em marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, vendas em marketing, entre outros.