FecharX

Chegou o verão! Aplicativo mapeia circuito de cachoeiras da Estrada Real

Mineiros desenvolveram guia off-line de 180 quedas d’água



Créditos da imagem: Reprodução / Facebook Nerds Viajantes
Main 165552 cachoeira dos cristais cred facebook nerdsviajantes
Aplicativo mapeia 180 cachoeiras da Estrada Real
Redação Sou BH
27/12/16 às 18:18
Atualizado em 01/02/19 às 19:36

Boas ideias movem o mundo. Para enfrentar o calor deste verão e aproveitar as férias, nada melhor do que a iniciativa de dois empresários mineiros. O projeto é um guia virtual gratuito que mapeia as cachoeiras no percurso da Estrada Real, incluindo Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Intitulado de Cachoeiras Estrada Real, o aplicativo abrange 21 cidades, 180 cachoeiras e mais de 100 pontos turísticos, facilitando a vida dos aventureiros de plantão.

Pedro Mendonça e Rafael Cipriani, dois jovens de São João del Rei e apaixonados por turismo ecológico, percorreram a Estrada Real mapeando as várias cachoeiras e pontos turísticos que encontraram pelo caminho, notando a falta de informação sobre determinadas regiões. Com uma grande produção de vídeos, utilizaram drones e câmeras subaquáticas para ilustrar cada local e informar melhor os visitantes.

As cachoeiras possuem fichas técnicas com mapas e detalhes sobre a dificuldade de acesso, altura das quedas d’água, dicas de segurança e tempo médio de chegada. As rotas sempre partem das prefeituras das cidades listadas, contendo detalhes sobre características ambientais e bifurcações no caminho.

O GPS do aplicativo funciona sem conexão com a internet, já que vários lugares não possuem cobertura. O Cachoeiras Estrada Real também indica aos usuários hospedagens, restaurantes e outros serviços que as cidades oferecem.

Com toda essa interatividade, o aplicativo abre bastante espaço para os visitantes postarem os próprios vídeos e fotos, além de poderem fazer avaliações das cachoeiras. O App ainda realiza promoções para os usuários curtirem hotéis e pousadas nas cidades próximas às quedas d’água.

O Cachoeiras é muito mais do que um guia turístico, os mineiros querem conscientizar as pessoas sobre a preservação ambiental. Além da aventura, os jovens criaram um projeto paralelo de conservação nas cidades ao longo do roteiro. Com o intuito de melhorar o turismo consciente, os dois empresários incentivam os usuários a contribuírem para a manutenção dos pontos turístico.

Para saber mais sobre o Cachoeiras Estrada Real e baixar o aplicativo na Apple Store ou no Google Play, confira o site oficial