FecharX

Calculadora digital vai simular nova contribuição para previdência

Ferramenta disponibilizada pela ALMG faz cálculo para servidores públicos após reforma



Créditos da imagem: Andrey_Popov/shutterstock
Main destaque andrey popov
Redação
24/09/20 às 14:08
Atualizado em 24/09/20 às 14:08

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) disponibilizou na última segunda-feira (21/9) uma calculadora digital, disponível no site da instituição, que traz os impactos da reforma da previdência para os servidores públicos civis estaduais.

Na prática, o servidor interessado terá acesso a uma simulação de quanto será sua contribuição mensal para a previdência. Para isso, precisará responder se é ativo ou inativo e se tem alguma doença incapacitante, além da sua contribuição atual ou da base de cálculo utilizada para se obter a contribuição atual.

A calculadora também traz a simulação para aquele servidor que tem seus ganhos submetidos ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ou seja, para quem ingressou no serviço público mineiro depois de 12 de fevereiro de 2015.

A Proposta de Emenda à Constituição sobre a reforma da previdência já foi promulgada pela Mesa da Assembleia na semana passada e se tornou a Emenda 104, de 2020. Um Projeto de Lei Complementar ainda aguarda a sanção do governador.

A calculadora disponibilizada nesta segunda (21) está programada para fazer o cálculo de acordo com as alíquotas previstas no projeto aprovado pelo Plenário. Dessa forma, poderá ocorrer alguma mudança se, por exemplo, o governador vetar trecho da proposta que aguarda aprovação.