FecharX

Campanha ?Pedestre. Eu Respeito? chega à Savassi

<p>As intervenções nos próximos 30 dias acontecerão nas interseções da Avenida Getúlio Vargas com a Avenida Cristóvão Colombo</p>



Créditos da imagem: SXC Photo
Main 3 faixa
SXC Photo
Redação Sou BH
12/08/14 às 16:35
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

Começou nesta quinta-feira (8), no Dia do Pedestre, mais uma etapa da campanha ?Pedestre. Eu Respeito?. As intervenções nos próximos 30 dias acontecerão na Savassi, nas interseções da Avenida Getúlio Vargas com a Avenida Cristóvão Colombo, da Avenida Cristóvão Colombo com a Rua Alagoas e da Rua Alagoas com a Rua dos Inconfidentes.

Nessas interseções, as equipes coordenadas pela BHTrans abordarão motoristas, motociclistas, ciclistas e também os pedestres, dando orientações a todos para que ocorra uma travessia segura.

Personagens como o Mão, mascote da campanha, e atores mímicos também estarão presentes, contribuindo de forma lúdica para a transmissão da mensagem educativa que visa promover uma mudança cultural no comportamento de pedestres e condutores. O objetivo é consolidar o respeito ao pedestre previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e introduzir hábitos seguros no trânsito.

Campanha

Os índices de atropelamento em Belo Horizonte (oito por dia) confirmam a necessidade de expansão da campanha, que esteve, em sua quarta etapa, no Barro Preto. Outro importante objetivo da campanha é incentivar o respeito dos motoristas à preferência do pedestre, principalmente nas travessias sem semáforos.

Nas abordagens nas ruas já foram distribuídos mais de 251 mil folhetos com orientações a motoristas, motociclistas e pedestres sobre o que cada um deve fazer para garantir a segurança no trânsito. Além dos folhetos, 103.470 cartilhas e 45.142 adesivos alusivos à campanha foram entregues à população.

Com previsão de duração de pelo menos um ano, a campanha já passou pela Região Hospitalar, pela área próxima ao Parque Municipal, no entorno do Mercado Central e pelo Barro Preto. Além das ações na Savassi, a campanha irá se estender a outras regiões da cidade onde o índice de atropelamentos é alto.

 Após as primeiras semanas de abordagens educativas, houve uma sensível mudança de comportamento de condutores e pedestres nas áreas onde a campanha foi realizada. Para garantir esse novo padrão de comportamento e, conforme previsto e anunciado no início da campanha, posteriormente haverá a fiscalização, atribuição que caberá à Polícia Militar e à Guarda Municipal.