FecharX

Cartão de crédito é a preferência dos consumidores

<p>Pesquisa da Fecomércio/MG aponta que do total da receita de vendas, 75% foi a prazo</p>



Créditos da imagem: SXC Photo
Main 8 cartao
SXC Photo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:58

O fácil acesso ao crédito, estabilidade monetária e os avanços tecnológicos alteram o comportamento do consumidor. A área de Estudos Econômicos da Fecomércio/MG fez a Pesquisa do Balanço de Crédito do Comércio Varejista com base nas operações feitas em dezembro de 2013. Recorrente nas pesquisas, o cartão de crédito foi o meio mais utilizado, com 82%. As outras formas de pagamento foram: cheque (8%), cartão de crédito próprio (7%) e boleto (2%).

Do total da receita de vendas, 75% foi a prazo, e 25% à vista. O economista da Fecomércio/MG, Gabriel de Andrade Ivo, ressalta que o pagamento eletrônico é mais utilizado pelo consumidor devido aos benefícios oferecidos, como milhagem, bônus de compras e serviços. ?O ambiente de negócios está dominado pela moeda eletrônica. Para os empresários, estimular as vendas parceladas pode ser uma forma de evitar o risco de inadimplência.?

Estratégias

De acordo com a pesquisa, a opção pelos cheques pré-datados caiu 2% em relação a novembro de 2013, mas o aceite de cheques pode ser uma estratégia para fortalecer o capital de giro e evitar as taxas cobradas pelas administradoras de cartões. Outra opção é oferecer descontos para pagamento à vista no dinheiro ou cartão de débito.