FecharX

CCBB Educativo cria plataformas de acessibilidade

Aplicativos oferecem autonomia e praticidade a deficientes auditivos e visuais



Créditos da imagem: Divulgação
Main 192204 murnau museu estatal russo
Exposição Kandinsky: Tudo começa num ponto tem aplicativo acessível a deficientes visuais e auditivos
Redação Sou BH
11/06/15 às 19:22
Atualizado em 01/02/19 às 19:18

Um novo aplicativo está disponível para o público do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH). Pensado especialmente para atender às necessidades de deficientes auditivos, o aplicativo foi construído para a exposição “Kandinsky: tudo começa num ponto” e está disponível em tablets oferecidos ao público pelo Centro Cultural durante as visitas às galerias.

A grande vantagem do dispositivo móvel é que ele oferece praticidade e autonomia. Ao navegar pelo aplicativo, o visitante será contextualizado, através da linguagem de libras, sobre o conceito da exposição e terá acesso a análises exclusivas das obras. Além disso, vai saber mais sobre a trajetória do pintor russo que é considerado um dos grandes nomes da arte mundial.

Além dos deficientes auditivos, deficientes visuais também são contemplados pelo projeto de acessibilidade do CCBB Educativo. A proposta é explorar as relações sensoriais, abordando aspectos de composição no plano bidimensional e espacial dos quadros da exposição.

Confira toda a programação do CCBB Educativo BH realizada exclusivamente para a exposição “Kandinsky: tudo começa num ponto”.

Musicando

Nesta atividade são exploradas as relações de Kandinsky com a música, em especial com o compositor austríaco  Schoenberg. A ideia é proporcionar uma experiência lúdica com a criação de sons e imagens.  A atividade aborda conceitos de composição sonora e visual, criando associações entre si e levando em conta a experiência subjetiva de cada espectador.

*Fins de semana e feriados às 15 horas.

Laboratório Aberto

O destaque desta oficina são os figurinos sensoriais que permitem que as pessoas explorem, através dos sentidos, a exposição. A proposta é explorar as relações sensoriais, abordando aspectos de composição no plano bidimensional e espacial dos quadros,  trazendo também dados curiosos sobre o percurso criativo do artista a partir de uma experimentação tátil que propõe associações com momentos vividos por Kandinsky.

*Diariamente de 9 às 19 horas e aos fins de semana e feriados de 11 às 19 horas.

Visita Digital em Libras

Com foco na acessibilidade, o programa disponibiliza tablets aos participantes com um aplicativo especialmente construído para a exposição. Nele, cada obra será analisada na linguagem de libras, possibilitando que pessoas com deficiência auditiva saibam mais sobre a trajetória do artista russo e suas obras. 

*Diariamente de 9 às 21 horas.

Em Cantos e Contos

Um dos destaques do CCBB Educativo são as contações de histórias, atividade que vai além ao trazer elementos do teatro de bonecos e música para fazer com que o público mergulhe na ficção para expandir sua interpretação sobre a exposição.

*Sábados, domingos e feriados, às 14 e 16 horas. 

Visitas Mediadas

O cerne do projeto pedagógico do CCBB Educativo. A mediação propõe reflexões por meio de conversas que proporcionam uma aproximação entre o educador, o público, suas respectivas formações culturais e as obras expostas. Para esse questionamento coletivo não há uma única solução, mas múltiplas abordagens possíveis durante as trocas que acontecem em todo o percurso.

*Diariamente, às 10, 11, 13, 15, 16, 17 e 18 horas.

Estação Bohemia 

Cinco personagens advindos do universo boêmio de Belo Horizonte, na então era do rádio, contam causos e contos que recriam no imaginário do público as alegrias de uma cidade jardim. Do hall de entrada do CCBB surgem João, um típico boêmio que alegra a todos do bar com seu violão; Tereza, simpática poetisa que frequenta os redutos da literatura mineira;  Joaquim, um jornalista atento ao que se passa na sociedade e que adora se divertir em boas companhias; e Maria, prima de Tereza e que acaba de chegar de uma viagem à São Paulo. Todos se conhecem, se encontram, cantam e encantam o público.

*Sexta-feira, às 18 horas.

Visitas Teatralizadas

Educadores com formação em Artes Cênicas são os mestres de cerimônias da Visita Teatralizada, que percorre os andares do CCBB BH. Cada educador é um personagem, e cada visita tem o seu traçado e roteiro originais. Para a capital mineira foram escolhidos personagens que têm relação com a história da cidade como o Barão do Café, a Dama dos Anos 20, o Tocador de Realejo e a mais nova personagem, a Deusa da Justiça.

*Sábado, domingo e feriado – 18 horas

Para agendamento de grupos e escolas, entre em contato com o CCBB Educativo pelo telefone (31) 3431 9441.